Notícias

CLÍNICA DE MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO

CLÍNICA DE MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO

    

 

 

APRESENTAÇÃO


Nome:
Clínica de Medicina Física e Reabilitação

Localização: Rua D. Francisco de Almeida, nº14, Areeiro, Coimbra

Âmbito de intervenção: Saúde

CONTEXTUALIZAÇÃO

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem em funcionamento desde 1996 uma Clínica de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) inserida no Centro Rainha Santa Isabel, situada no 3º Piso do Centro.

Esta Clínica inicialmente foi criada para prestar cuidados aos utentes residentes no Lar de Grandes Dependentes do Centro Rainha Santa Isabel. Entretanto houve um aumento na procura dos serviços por utentes externos sem que para isso ainda houvesse algum tipo de acordos com os subsistemas.

Em resposta ao crescendo na procura e ao número elevado de utentes que necessitavam de acompanhamento nesta área, o espaço foi restruturado e a equipa reforçada com um aumento do número de profissionais (fisioterapeutas e fisiatras), aumento das especialidades médicas (psicologia, medicina interna, medicina dentária) e diversificação das respostas terapêuticas na prestação de cuidados (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala).

Atualmente o serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Rainha Santa Isabel, tem ao dispor do utente um conjunto de valências assegurado por um corpo clínico e terapêutico abrangente, diversificado e altamente especializado.

A Clínica de MFR presta cuidados em diferentes valências tais como: ortopedia, neurologia, traumatologia, oncologia e cardiorrespiratória. Paralelamente aos serviços de fisioterapia a clínica também fornece cuidados no âmbito da terapia da fala e terapia ocupacional. Podem aceder aos cuidados utentes internos (utentes em regime de internamento Lar, Rede ULDM e no centro de dia) e externos.

GRUPO-ALVO:

A Clínica de MFR presta cuidados nas áreas: músculo-esquelético, neurologia, traumatologia, oncologia e cardiorrespiratória a utentes de qualquer faixa etária.

É uma Clínica multidisciplinar havendo um leque diversificado de profissionais de saúde a prestar cuidados no âmbito da fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala e especialidades médicas (fisiatria, psicologia, medicina interna, medicina dentária).

A Clínica presta serviços a utentes externos, internos e privados. Os utentes para acederem aos tratamentos têm de se fazer acompanhar, por uma prescrição do médico Fisiatra. Os utentes que beneficiam do SNS necessitam de uma credencial para Medicina Física e Reabilitação, passada pelo Médico de Família, para poderem ser consultados pelo Médico Fisiatra. externos.

OBJETIVOS DA RESPOSTA:

Os serviços prestados na Clínica estão primeiramente relacionados com a maximização e ou recuperação da função e prevenção de recidivas.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS:

Dispõe de um quadro de pessoal técnico idóneo com formação especializada. Atualmente composto por 4 médicos fisiatras, 12 fisioterapeutas, 3 terapeutas ocupacionais, 1 terapeuta da fala e 2 auxiliares.

FISIOTERAPIA

Os espaços de intervenção para as diferentes valências estão bem definidos e apetrechados com equipamentos específicos para o efeito. O setor de eletroterapia está munido com um conjunto de equipamento moderno fazendo parte desse conjunto desde há 6 anos um aparelho de Ondas Choque radiais. Este equipamento é uma excelente solução não-invasiva para a dor músculo-esquelética crónica e calcificações.

Também tem um espaço específico de hidroterapia, com uma piscina com um declive progressivo, temperatura terapêutica entre os 32˚ e os 34˚ e um aparelho de hidromassagem. Neste espaço para além das sessões de hidroterapia em grupo, prestam-se serviços individualizados orientados por fisioterapeutas a utentes com condições específicas (neuropediatria e adultos).

A área da reabilitação neurológica possui um espaço especificamente dedicado para o efeito, onde a interação terapeuta/doente é potenciada com estímulos sensoriais e cinesiológicos variados.

TERAPIA OCUPACIONAL

TERAPIA DA FALA
 
O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007). O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana.

As áreas de intervenção são:

COMUNICAÇÃO

O Terapeuta da Fala intervém adequando e instalando um sistema aumentativo e/ou alternativo à comunicação em situações de doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central (SNC), autismo e alguns síndromes podem condicionar a comunicação da criança/adulto, impossibilitando o uso da fala e/ou linguagem escrita para comunicar.

LINGUAGEM ORAL

A linguagem é considerada a forma de comunicação por excelência e exclusiva do ser humano, permitindo a troca de ideias, a expressão de sentimentos, a interação e a aprendizagem.

A Linguagem Oral compreende a componente expressiva e compreensiva e é composta por 4 elementos linguísticos: a semântica (reconhecimento, significado e relação entre as palavras), a morfossintaxe (conhecimento implícito das regras sintáticas e morfológicas necessárias para a construção de frases gramaticais), a fonológica (reconhecimento dos sons da fala) e a pragmática (capacidade de adequação da linguagem ao contexto).

As alterações da linguagem oral podem ocorrer durante o desenvolvimento da criança ou após acidentes neurológicos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismos Crânio-encefálicos (TCE) entre outros.

O Terapeuta da Fala intervém na aquisição ou reabilitação da linguagem oral, avaliando a(s) componente(s) afetada(s) e as áreas linguísticas comprometidas.

LINGUAGEM ESCRITA

A linguagem escrita, ao contrário da linguagem oral, pressupõe uma aprendizagem explícita dos grafemas que convertem a linguagem oral em linguagem escrita. O Terapeuta da Fala intervém nos casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita.

ARTICULAÇÃO VERBAL

A articulação verbal consiste na produção oral dos fonemas/sons. Para uma articulação correta dos sons é necessário que as estruturas e os músculos orofaciais estejam sadios. Alterações neurológicas (como os Acidentes Vasculares Cerebrais ou os Traumatismos Crânio-Encefálicos) ou imaturidade dos músculos orofaciais são algumas das causas de alterações na articulação.

FLUÊNCIA

A fluência consiste na capacidade de encadear os sons da fala de forma contínua, possibilitando assim um discurso fluente, com ritmo e pausas adequadas. Um discurso não fluente carateriza-se por bloqueios no início da emissão, repetições ou prolongamentos de sílabas e pausas excessivas que se produzem numa gaguez.

VOZ

A voz é um mecanismo fisiológico que permite a emissão de som durante a fala. Alteração na qualidade vocal indica alteração ao nível da estrutura ou do movimento das cordas vocais, que pode ter origem orgânica (nódulos, pólipos) ou funcional (mau uso ou abuso vocal).

O Otorrinolaringologista é o médico responsável pela realização do exame e diagnóstico da causa da alteração vocal. O Terapeuta da Fala intervém na prevenção da sintomatologia, na cessação dos maus usos e abusos vocais e na prática de saúde vocal.

DEGLUTIÇÃO

A deglutição consiste na capacidade de ingestão de alimentos e é dividida em 4 fases (preparatória, oral, faríngea e esofágica). Por questões neurológicas ou mecânicas pode ocorrer dificuldades em uma ou mais fases da deglutição, comprometendo assim uma nutrição e hidratação segura. O Terapeuta da Fala avalia e intervém na reabilitação da deglutição.

MOTRICIDADE OROFACIAL

Relaciona-se com o desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios e região cervical, bem como das respetivas funções estomatognáticas (a sucção, a mastigação, a respiração e a fala).

(APTF,2017)

A Clínica de Medicina Física e Reabilitação tem acordos com:
CGD celebrado a 04/06/1996
PT – celebrado 30/05/1996
SNS – homologado a 05/11/1997 com base no DL n. 97/98 de 18 de Abril
ADSE – celebrado a 07/11/2007
AXA – celebrado 22/06/2008
SAMS Quadros celebrado a 17/09/2009
AdvanceCare celebrado a 04/04/2011
Este acordo engloba:
Vitoria – seguros, SA
Companhia de Seguros Tranquilidade, S.A
BES Companhia de seguros S.A.
Assicurazioni Companhia de seguros S.A.
Lusitânia Companhia de seguros S.A.
AXA Portugal, Companhia de seguros S.A.
Companhia de seguros Açoreana, S.A.
CIMPOR – Industria de cimentos, S.A
SAMS
Mutuelle générale de l’education nacionale
Popular Seguros Companhia de seguros S.A.
SAMS CENTRO celebrado a 21/03/2011
Future Healthcare – serviços de saúde e assistência, S.A celebrado a 13/07/2012

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Horário de funcionamento: 8h30 às 20h00 em dias úteis

   

Partilhar:

Deixe uma resposta

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional