Projeto Lifebots teve a sua avaliação intermédia através de reunião virtual
No dia 21 de outubro, o projeto Lifebots Exchange, do qual a Cárias de Coimbra é parceira, teve a sua reunião de avaliação intermédia que teve como objetivos discutir os passos futuros e o plano de contigência dos próximos meses de projeto, bem como avaliar o trabalho realizado até agora.
O LIFEBOTS Exchange é um projeto aprovado no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA RISE), ao abrigo do programa H2020 da Comissão Europeia. O seu objetivo passa por criar uma nova realidade de cuidados com a inclusão de robôs sociais, através de uma cooperação interdisciplinar, intersectorial e internacional e com o intercâmbio de pessoas e conhecimento.
Na reunião estiveram presentes todos os representantes dos parceiros de projeto e foi feita uma exposição sobre os intercâmbios já realizados no âmbito do Lifebots, bem como as ações desenvolvidas.
A Cáritas de Coimbra teve oportunidade de explicar de que forma vai dar uma nova vida aos robôs sociais resultantes do seu projeto anterior GrowMeUp, através das sinergias entre a instituição, o Instituto Pedro Nunes e o Instituto de Sistemas e Robótica da Univerdade de Coimbra.
O consórcio do projeto Lifebots é composto por 13 parceiros que representam instituições de investigação, empresas e ONGs de toda a Europa e da Coreia do Sul. As entidades portuguesas que fazem parte deste projeto são: a Cáritas Diocesana de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes (IPN), o Instituto De Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (IRS) e a IDMind – Engenharia De Sistemas Lda. A coordenação está a cargo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU).