COM CORAGEM CRIATIVA, LEVANTA-TE | Quaresma 2021 | Diocese de Coimbra

Caminhada quaresmal inspirada em São José

No Ano dedicado a São José, a Diocese de Coimbra propõe caminhada quaresmal inspirada no exemplo do padroeiro da Igreja universal, uma figura muito próxima da nossa condição humana.

Na sua Mensagem para a Quaresma, D. Virgílio Antunes propôs como lema: “Com coragem criativa, levanta-te”, palavras inspiradas na Carta Apostólica “Com coração de pai”, que o Papa Francisco nos dirigiu no contexto do ano de São José.

Fruto da atual pandemia, vivemos um tempo de crise económica, social, cultural e espiritual, que marca a fragilidade da Igreja e de todos nós. Pela sua vida, São José ensina-nos a acolher com confiança os dramas dos nossos dias, a entregar a vida como um dom e a redescobrir o valor do trabalho, da família e do cuidado ao próximo.

Nesta fase desafiante das nossas vidas, a quaresma surge como um tempo favorável de renovação e conversão pessoal e comunitária. É tempo de sonhar, despertar, levantar, decidir e agir com coragem e determinação na vida concreta das pessoas, deixando espaço para a ação do Espírito na criatividade e inovação.

Na sua mensagem, o Bispo propõe uma “Quaresma verdadeiramente diferente” à comunidade diocesana de Coimbra. “Não só por nos encontrarmos em situação de pandemia, mas porque os apelos de Deus soam mais fortes aos nossos ouvidos e nos convidam a levantarmo-nos com coragem criativa, na fé, na esperança e no amor.”

Desta forma, num programa centrado na Eucaristia, escuta da Palavra, meditação e oração, a comunidade diocesana é convidada a percorrer um caminho de aprofundamento da espiritualidade de São José, que leve a sonhar e trabalhar para alcançar a fraternidade universal.

Todos os atos celebrativos e eventos divulgados serão presididos por D. Virgílio Antunes, o Pastor que se faz próximo e acompanha o seu povo, em particular os mais frágeis e vulneráveis, neste tempo de incerteza e privação.

«Queremos acolher o convite de Deus que se dirige a cada um de nós: levanta-te; queremos ajudar a levantar os outros, segundo as palavras dirigidas a José: “toma o Menino e Sua Mãe”. É um convite pessoal que tem de repercutir-se numa dimensão comunitária. Ajudaremos a Igreja, Povo de Deus, a levantar-se com coragem e criatividade diante da falta de fulgor que pode estar a atingi-la; ajudaremos a humanidade, começando pela proximidade, a levantar-se, pois, após um estado de alguma euforia quanto às suas possibilidades, encontra-se agora numa situação de algum desânimo e prostração.

Torna-se cada vez mais evidente que cada coisa tem o seu devido lugar e a sua importância no caminho que fazemos para criar melhores condições de vida para todos. Percebemos agora melhor que acima de tudo contam as pessoas, cada pessoa, que é um dom de Deus e um dom para os outros. Cabe-nos, por isso, como indivíduos, como famílias, como Igreja e como comunidade organizada em todas as suas estruturas, cuidar das pessoas, como José cuidou de Jesus e de Maria.»

Mensagem da Quaresma 2021 – Virgílio Antunes, bispo de Coimbra

O Retiro da Quaresma, entre os dias 19 e 21 fevereiro, orientado pelo Bispo Diocesano, será um dos momentos altos da quaresma. Neste tempo de confinamento forçado, somos convidados a fazer uma pausa no quotidiano para aprofundar e meditar a espiritualidade de São José. Em modelo exclusivamente online, com participação via zoom, o retiro inclui 5 meditações alternadas com tempos livres de recolhimento e oração pessoal, oração do Rosário, adoração do Santíssimo, vigília de oração e encerra com a celebração da Eucaristia, no domingo às 10h.

Inscrição obrigatória: http://tiny.cc/70ghtz

O programa celebrativo terá início no dia 17, com a Eucaristia e imposição das cinzas na Sé Nova, às 21h.

Durante os domingos da quaresma, será celebrada Eucaristia (10h) e Canto de Vésperas (18h) na Casa Episcopal. O canto da liturgia das horas conta com a participação de um grupo de jovens da paróquia de Ferreira-a-Nova, sob a direção do Padre Nuno Fileno.

O programa rezARTE convida-nos a viver o mistério pascal de Cristo num roteiro artístico espiritual, que terá lugar às quartas-feiras. Neste projeto, foram selecionadas 9 peças de arte do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), que serão apresentadas em 7 programas. O interesse museológico de cada peça será apresentado por diversos curadores do museu, seguido de uma leitura espiritual feita pelo Padre Carlos Augusto Noronha Lopes, Pároco da Buarcos e Figueira da Foz. O programa inclui ainda um canto de tradição quaresmal associado a cada peça, acompanhado de viola e guitarra portuguesa, terminando com uma oração com vista sobre a cidade de Coimbra, feita pelo Padre Francisco Prior Claro. Este programa terá lugar à quarta-feira (21h30) e resulta de uma parceria entre o MNMC e a nova reitoria do Coração Imaculado de Maria.

Todas as quintas-feiras, pelas 21h30, será transmitida a Lectio Divina, de acordo com a proposta do Secretariado de Coordenação Pastoral, a partir de várias paróquias da Diocese, sempre com a presença de D. Virgílio Antunes, num esforço de promover a comunhão e sentido de pertença à comunidade diocesana.

A 19 de Março será celebrado o Dia Diocesano de São José, com Eucaristia (19h) na Igreja de São José, seguida de sessão comemorativa.

Devido às restrições impostas pela pandemia, o programa quaresmal será transmitido nas redes sociais da Diocese de Coimbra.

Recorde-se que o Papa Francisco convocou um Ano dedicado a São José para assinalar o 150.º aniversário da sua declaração como padroeiro da Igreja universal, feita pelo Beato Pio IX a 8 de dezembro de 1870. Na Carta Apostólica ‘Patris Corde’ (com coração de pai), o Papa destaca que “depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo”.

Consulte a mensagem do Bispo para a Quaresma:  MENSAGEM DA QUARESMA 2021