Cáritas Coimbra participou na Assembleia Geral do projeto DIANA
Decorreu no passado dia 15 de julho de 2021 a Assembleia Geral do projeto DIANA. Esta reunião teve como objetivos: analisar o estado de implementação do projeto DIANA, junto de todos os seus parceiros; mitigar problemas provocados pela pandemia da COVID-19 (financeiros e técnicos), bem como redefinir e validar estrategicamente metas para implementação do projeto.
A Cáritas Diocesana de Coimbra, neste projeto, tem como papel desenvolver o piloto português, liderar as tarefas relacionadas com conformidade Ética e a pesquisa dos questionários a serem utilizados para coleção de informações científicas no decorrer do projeto.
O projeto DIANA (Assistente Digital Inteligente para Aplicações de Enfermagem) pretende fornecer um novo produto para otimizar os procedimentos do trabalho de enfermeiros de pessoas com demência através da utilização de sensores de inteligência artificial 3D
Em particular, o sistema apoiará a equipa de enfermagem em tarefas complexas como:
- monitorizar a segurança dos pacientes;
- controlar caminhadas durante a noite;
- reagir perante os sinais dos sensores instalados e prevenir alarmes falsos;
- apoiar atividades da vida diária;
- observar tendências de saúde dos pacientes, registando dados para posterior avaliação de especialistas.
O DIANA é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em Portugal, além da Cáritas de Coimbra, também a Universidade Católica Portuguesa é um dos parceiros. Na Áustria, os parceiros são a Cogvis (Coordenador) e a Universidade Técnica de Viena. Na Roménia a Bluepoint e na Suíça a EET Europarts e a Clínica Geriátrica St. Gallen da Suíça são também parceiros desde projeto. . Para além da Cáritas de Coimbra, St Gallen receberá os pilotos do sistema.