Cáritas Coimbra e IPN reavivam robô através do projeto ACTIVAS
No âmbito da colaboração entre a Cáritas de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes (IPN) no desenvolvimento contínuo e amadurecimento de novas tecnologias para a saúde e cuidados, é já possível ver os resultados das primeiras atividades conjuntas. O Hugo, um robô social, foi cedido pela Cáritas de Coimbra ao IPN, no âmbito do projeto ACTIVAS, para que o IPN avance com o seu desenvolvimento e melhoria, com o objetivo de que este possa voltar a ser utilizado brevemente pelos utentes da Cáritas de Coimbra.
Ainda durante este mês de novembro, a Cáritas de Coimbra e o IPN esperam surpreender os utentes do Centro de Dia do Centro Rainha Santa Isabel, com uma visita do seu amigo Hugo. Neste momento, o LAS – Laboratório de Automação e Sistemas do IPN, continua a trabalhar no aperfeiçoamento desta plataforma e, neste momento, conseguiu já assegurar a navegação autónoma do robô.
Em 2014, a Cáritas de Coimbra iniciou o seu trabalho com robôs sociais, através do projeto GrowMeUp, financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia, coordenado pela Universidade de Coimbra – Instituto de Sistemas e Robótica, que consistiu no desenvolvimento e aperfeiçoamento de um robô cujo principal objetivo era apoiar cidadãos com mais de 65 anos nas suas tarefas diárias. Agora, através do projeto ACTIVAS, a Cáritas de Coimbra, o IPN e os restantes parceiros do projeto trabalham em estreita colaboração para desenvolver e aperfeiçoar soluções tecnológicas para proporcionar uma vida mais ativa e saudável aos cidadãos mais velhos.
O projeto ACTIVAS é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito do Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização do Portugal2020.