O Centro Comunitário de Inserção (CCI), resposta da Cáritas Diocesana de Coimbra, deu, no dia 30 de junho, continuidade ao Ciclo de Debates que tem vindo a promover. O evento decorreu na Casa Municipal da Cultura e a debate centrou-se na problemática da Migração.
O objetivo central desta iniciativa passou pela discussão e partilha de procedimentos a adotar relativos às “Pessoas Migrantes e aos desafios da sua integração”, de forma a encontrar melhores soluções de intervenção.
O Debate teve dois painéis distintos, sendo o primeiro: “Primeiro estranha-se e depois entranha-se | uma casa longe de casa: em busca de futuro”, com a participação de Pedro Góis, professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador no CES, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
O segundo painel debateu o tema “Cheguei a Portugal e Agora?” e foi dinamizado por Patrícia Silva, animadora do Gabinete de Inserção Profissional(GIP), da Casa Lusófona; Lúcio Almeida, médico assistente graduado de saúde pública, do Ministério da Saúde/ARS Centro) para o Protocolo de Reinstalação dos Refugiados (OIM/IOM).
O evento contou ainda com a moderação de Paulo Pereira, Diretor da Amnistia Internacional (AMI)- Delegação do Centro (Coimbra).
No encerramento esteve presente o Presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, que deu a conhecer o trabalho realizado pela UFC na área do apoio às pessoas migrantes e refugiadas.
A iniciativa foi de partilha e promoção de um espaço aberto à conversa e à troca de sabedoria, produtivo para os seus intervenientes.