Piloto do projeto europeu AGAPE está a decorrer em Coimbra

A Cáritas Diocesana de Coimbra está, desde o início deste ano, a implementar o ecossistema do projeto AGAPE. Este é um projeto europeu, financiado pelo Programa AAL da União Europeia, que ambiciona adotar serviços inovadores para promover um estilo de vida ativo e saudável para pessoas com mais de 65 anos, melhorar a qualidade de vida dos prestadores de cuidados, formais e informais, e aprimorar a prestação de serviços por parte das organizações de cuidados.

O projeto tem como base a adoção de várias tecnologias avançadas, incluídas numa plataforma (Plataforma AGAPE), que permitem uma monitorização da atividade física das pessoas mais velhas e um acompanhamento personalizado por parte dos cuidadores formais e informais. Na prática, as pessoas mais velhas estão a monitorizar a sua atividade física através de dispositivos wearables (por exemplo: relógios inteligentes, bandas elásticas inteligentes ou meias inteligente), que estão conectados a uma aplicação de monitorização (AGAPE Assistant). Por sua vez, esta aplicação está interligada a uma plataforma (AGAPE Monitor), onde os cuidadores formais conseguem acompanhar a atividade física diária de cada pessoa mais velhas. Além disto, existe ainda uma aplicação de conversação (IoChat), onde todos os participantes (pessoas mais velhas e cuidadores formais e informais) podem comunicar entre si e até criar grupos de conversação. Entre os cuidadores formais, existem ainda os chamados Treinadores AGAPE, que têm o papel crucial de, através da plataforma AGAPE, fomentar junto das pessoas mais velhas as três áreas pilares do projeto: Digital (promover a literacia digital em saúde), Saúde (monitorizar os estilos de vida saudáveis) e Social (promover a inclusão social).

As estratégias de adoção do ecossistema de serviços AGAPE estão a ser implementadas e avaliadas em 3 países da União Europeia, nomeadamente: Portugal, Itália e Roménia. O piloto português está a ser implementado pela Cáritas de Coimbra e contabiliza perto de 80 pessoas participantes, entre pessoas mais velhas, cuidadores formais e informais, responsáveis técnicos e voluntários. Para isso, conta com parceiros como a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e várias respostas sociais da Cáritas de Coimbra – Centro Comunitário de S. José, Centro Social de S. Pedro e Centro de Dia Rainha Santa Isabel – que têm testado o ecossistema AGAPE. Existe ainda uma rede de voluntários que tem apoiado as atividades deste piloto, através da dinamização de sessões presenciais com as pessoas mais velhas. São exemplos destas atividades as sessões de sensibilização “Sono e Envelhecimento” dinamizada pela Psicóloga Clínica Filipa Almeida, “Adoção de estilo de vida saudável” pela Médica Farmacêutica Lisa Gambini, “Estilo de Vida para um Envelhecimento Saudável – atividade física, nutrição e saúde mental”, pelas Médicas de Medicina Geral e Familiar da USF Coimbra Centro Patrícia Fragoso, Ana Catarina Nascimento, Cátia Solis e Francisca Melo Ferreira, e “Nutrição em idade adulta” por um grupo de alunos da licenciatura de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC).

O projeto AGAPE é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É liderado pela MEDEA e reúne mais 8 parceiros, dos quais, 5 são entidades empresariais, 1 de investigação e 3 de utilizadores finais, onde se incluí a Cáritas de Coimbra.

Ficou com curiosidade? Saiba mais em: www.agape-ecosystem.eu ou em www.caritascoimbra.pt/project/agape