Projeto BALANCE em destaque em Coimbra no mês de outubro
No passado dia 20 de outubro realizou-se, no auditório do ISCAC, a conferência “RETHINK: Novas formas de abordar a saúde mental nos jovens”, no âmbito do projeto BALANCE. Este evento, que contou com a participação de vários/as especialistas, instituições e projetos, teve como principal objetivo refletir sobre as realidades locais, a importância da educação e da escuta ativa dos jovens, e apresentar boas práticas na área da saúde mental. A organização esteve a cargo da CIM Região de Coimbra, em parceria com a Cáritas de Coimbra. Destacou-se a intervenção do Professor Doutor Manuel Antunes, Presidente da Cáritas de Coimbra, na sessão de abertura, onde apresentou brevemente o projeto BALANCE e reforçou a importância de trabalhar a saúde mental dos/as jovens como um investimento no futuro e na construção de uma sociedade mais consciente, solidária e resiliente.
Nos dias 21 e 22 de outubro, a Cáritas de Coimbra acolheu o consórcio nas suas instalações, no âmbito da 2.ª reunião transnacional do projeto, com o objetivo de rever as metas estabelecidas e definir os próximos passos. Houve ainda oportunidade para apresentar o ecossistema local e algumas das boas práticas da região, incluindo visitas ao Centro Comunitário de S. José, no Bairro da Rosa, e ao CATL da Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, para dar a conhecer o trabalho de intervenção comunitária e educativa da Cáritas de Coimbra. O programa incluiu ainda a apresentação de vários projetos da CIM Região de Coimbra e uma visita à Universidade de Coimbra.
Através de sessões de formação, workshops, oficinas de teatro e grupos de discussão, o BALANCE pretende aumentar a sensibilização, fomentar a confiança e promover a aprendizagem entre pares sobre temas de saúde mental, de jovens entre os 13 e os 18 anos, em Coimbra e na Catalunha. O projeto prevê também ações de formação para famílias e profissionais. O consórcio é composto por 4 parceiros oficiais: Cáritas de Coimbra, CIM Região de Coimbra, Fundació Ajuda i Esperança (Catalunha) e Fundesplai (Catalunha), entidade coordenadora do projeto.

