Cáritas de Coimbra participa na 1ª reunião de integração do projeto GrowMeUp na Holanda

Cáritas de Coimbra participa na 1ª reunião de integração do GrowMeUp na Holanda

A equipa da Cáritas de Coimbra integrada no projeto GrowMeUp esteve em Sittard, na Holanda, a participar na primeira reunião de integração, que decorreu de 16 a 18 de setembro, nas instalações da Zuyderland, uma organização que à semelhança da Cáritas presta cuidados sociais e de saúde a idosos.

Além da participação dos diferentes grupos de trabalho, já foi possível ver o robô GrowMu a “andar”, sorrir e falar, após a integração do primeiro software desenvolvido ao abrigo do projeto.  Entre as organizações que apoiam os destinatários do projeto, a Cáritas de Coimbra e a Zuyderland, houve oportunidade para troca de boas práticas e visita às respostas sociais da instituição holandesa, nomeadamente ao Lar de idosos, Residências Assistidas e Unidade Residencial para Idosos com Demência.

No início do próximo ano, alguns utentes idosos da Cáritas de Coimbra (Portugal), simultaneamente com os idosos da Zuyderland (Holanda), irão testar as funcionalidades do robô pela primeira vez, através da implementação do teste piloto inicial do projeto.

As novas tecnologias de apoio a idosos que melhorem a sua qualidade de vida e fomentem o envelhecimento ativo têm sido uma das apostas da Cáritas de Coimbra. É messe sentido que se enquadra a participação da instituição no GrowMeUp, um projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico, cujo principal objetivo é aperfeiçoar e testar um robô inovador, o GrowMu, que irá apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas atividades diárias. O GrowMu tem como objetivo apoiar idosos mais independentes nas suas atividades diárias. É um robô social, que não pretende substituir os serviços já prestados pelas instituições nem o contacto com os cuidadores, formais ou informais, mas sim ser um complemento no quotidiano dos idosos, nomeadamente nos seus períodos de maior isolamento ou solidão.

Este projeto é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020. Estão envolvidos oito parceiros de seis países diferentes, liderados pela Universidade de Coimbra (para além da UC e da Cáritas Coimbra participam a Universidade de Genebra, a Zuyderland, a Universidade do Chipre, a PAL Robotics, a ProBayes e a Citard IT Services) e que irão cooperar no desenvolvimento do sistema.