IDEAHL
O projeto “Melhorar a capacitação digital para uma Vida Saudável e Ativa” (IDEAHL – Improving Digital Empowerment for Active Healthy Living) visa o desenvolvimento e testagem de novos modelos e abordagens de intervenção em literacia (digital) na saúde através da cocriação de uma Estratégia da União Europeia (EU) para a literacia digital na saúde que seja abrangente e inclusiva.
O principal objetivo do projeto assenta na capacitação dos(as) cidadãos(ãs) da UE para a utilização de tecnologias digitais de forma que os mesmos desempenhem um papel mais ativo na gestão da sua própria saúde e bem-estar, assim como apoiar as instituições de inovação social nos modelos de cuidados centrados na pessoa.
Os objetivos específicos do projeto são:
- Mapeamento das pesquisas sobre literacia em saúde e da literacia digital em saúde dentro e fora da União Europeia;
- Fomentar a partilha de conhecimentos – rede de “champions” e “survivors” identificada nas boas práticas de literacia digital em saúde;
- Cocriação e desenvolvimento de uma Estratégia Europeia para melhorar a literacia (digital) em saúde para todos(as);
- Iniciativas piloto (incluindo monitorização e avaliação de impacto);
- Desenvolvimento de um conjunto de mecanismos e indicadores para avaliar a evolução dos níveis de literacia em saúde e literacia digital em saúde nos Estados Membros;
- Interagir com as partes interessadas, incluindo setores da saúde e com sectores que não são de saúde, tais como educação, inovação, serviços sociais, indústria médica, meios de comunicação, entre outros, juntamente com cidadãos(as) e utentes, incluindo na cocriação, planeamento, implementação e avaliação da estratégia os grupos vulneráveis. Garantir o apoio político de nível local, nacional e europeu.
PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:
A Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC) vai participar no mapeamento da investigação em literacia em saúde (HL) e literacia digital em saúde (dHL). A Cáritas irá colaborar com os parceiros na definição de boas práticas e identificação de “champions” nestas duas áreas, e irá colaborar na conceção e criação da Estratégia da União Europeia para a literacia digital na saúde. Numa fase posterior do projeto, juntamente com os restantes parceiros, a Cáritas irá implementar a fase piloto e avaliar algumas das iniciativas e ações identificadas na Estratégia em questão. A Cáritas Diocesana de Coimbra terá um papel ativo na análise dos resultados, avaliação das atividades piloto e divulgação de resultados.
SUMÁRIO DO PROJETO
Nome do Projeto: Melhorar a capacitação digital para uma Vida Saudável e Ativa
Acrónimo do Projeto: IDEAHL
Data de início: 01/05/2022
Data de conclusão: 30/04/2024
Programa de financiamento: Horizonte 2020 da União Europeia
Linha de financiamento:HORIZON-HLTH-2021-STAYHLTH-01-03 – Healthy Citizens 2.0 – Supporting digital empowerment and health literacy of citizens
Custos totais do projeto: 2 791 350€
Coordenador do Projeto: Provincial Ministério Regional da Saúde das Astúrias (CSPA) – (Espanha)
Parceiros:
- Ministério Regional da Saúde das Astúrias (CSPA) – Entidades Afiliadas (AE): Serviço de Saúde das Astúrias (SESPA); Fundação para a Promoção da Investigação e Tecnologia nas Astúrias (FICYT)
- Consulta Projetos e Inovação Europa (CE)
- Instituto para cuidados idosos e serviços de casas abrigadas
- Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT)
- E-SENIORES (E-SENIORES)
- Instituto Europeu de Saúde Feminina (EIWH)
- Iniciativa Europeia Central (CEI)
- Autoridade para o Trabalho, Saúde, Assuntos Sociais, Assuntos Familiares e Integração da Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo (MLHSA)
- Faculdade Universitária do Norte da Dinamarca (UCN)
- Universidade de Mälardalen (MDH)
- Universidade de Ciências Aplicadas de Seinäjoki (SeAMK)
- ADIPER – Serviços socio-sanitários (ADIPER)
- All Digital – Competências Digitais em toda a Europa (All Digital)
- Cáritas Coimbra (CDC)
Mais informações: https://cordis.europa.eu/project/id/101057477
Website: https://ideahl.eu/ideahl-improving-digital-empowerment-for-active-healthy-living/
FINANCIAMENTO DO PROJETO:
Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto Improving Digital Empowerment for Active Healthy Living, sob o contrato de subvenção nº 101057477.