Ação pastoral
APOIO ÀS COMUNIDADES
O apoio às comunidades paroquiais na animação da pastoral social é uma das ações centrais da Cáritas, pedida especificamente pela Conferência Episcopal Portuguesa (nº 31 e 32 da Instrução Pastoral sobre a Acção Social da Igreja, 1997), e pelos sucessivos Bispos diocesanos.
Aquela Instrução Pastoral define em concreto: “Pede-se que a Cáritas exerça o seu papel na animação da pastoral social, contribuindo, em especial, para o conhecimento dos problemas e a sua leitura à luz da doutrina social da Igreja; o apoio à criação e funcionamento de serviços paroquiais de ação social; a intervenção social, com empenhamento direto na prevenção e solução dos problemas; o contributo possível para a transformação social em profundidade, nomeadamente no domínio das relações sociais, dos valores e do ambiente, em ordem ao desenvolvimento solidário; a formação de agentes…”.
A intervenção da Cáritas Diocesana de Coimbra no âmbito da pastoral social visa:
- A criação e funcionamento dos Serviços Paroquiais de Ação Social (ou “Cáritas Paroquiais”, na expressão de Bento XVI).
- A promoção de ações de formação junto das comunidades locais, tanto no âmbito doutrinal, como no âmbito da intervenção técnica: voluntariado, atendimento e acolhimento, educação preventiva na área dos comportamentos de risco, visita domiciliária a idosos e doentes…
- Ações de formação a nível diocesano, na área da “ação pedagógica” para a caridade.
- Campanhas específicas de sensibilização e voluntariado. Neste momento, o projeto “Lucas 10, 35 – Cuida bem dele”, dirigida à criação de grupos de voluntários locais que apoiem a população idosa, na perspetiva de “viver com”, “estar com” e “fazer com”.