INTERNACIONAL

EU HEALTH POLICY PLATFORM

logo_hpf5
A Aliança Europeia de Saúde Conectada

A ECHAlliance é uma organização sem fins lucrativos que facilita as conexões internacionais com várias partes interessadas em torno de ecossistemas, promovendo mudanças sustentáveis na prestação de serviços de saúde e assistência social.

Com uma presença directa em mais de 25 países, incluindo propagação na Europa, EUA, Canadá e China, os membros ECHAlliance desenvolvem soluções inovadoras ao redor da saúde móvel, doenças crônicas, envelhecimento ativo e saudável, Internet das Coisas, wearables, medicina personalizada, genômica e Big Data.

O que é um Ecossistema de Saúde Conectado da ECHAlliance?

Um ecossistema de saúde conectado da ECHAlliance reúne interessados em saúde e assistência social, pesquisa, grupos de pacientes e indústria dentro de uma área geográfica específica, comprometidos a acelerar a adoção de soluções de saúde conectada; em escala em termos comerciais.

A ECHAlliance reconhece que cada ecossistema tem prioridades específicas para sua própria região e reconhece que os ecossistemas da Rede Internacional diferem nessas prioridades. Ao identificar os limites regionais para o ecossistema, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:

• Alinhamento com os limites de saúde e assistência social
  • Alinhamento com os limites do governo local / regional ou nacional
  • Ligações para universidades e instituições de pesquisa envolvidas em saúde conectada
  • A extensão da atividade existente na indústria presente
  • Ligações a prioridades estratégicas locais / regionais ou nacionais para fornecer uma plataforma para o ecossistema e acesso a potenciais fontes de financiamento
  •  A extensão da atividade existente apresentada por provedores de saúde pública e assistência social.

Quais são os objetivos de um Ecossistema de Saúde Conectada da ECHAlliance?

O principal objetivo da criação de um ecossistema regional ou local é reunir uma comunidade de partes interessadas, empenhados em desenvolver uma agenda conjunta de saúde, com o objetivo de abordar e encontrar soluções comuns para os desafios enfrentados nessa região específica. O principal benefício de trabalhar em conjunto num ecossistema é o efeito multiplicador de colaborar numa rede internacional de ecossistemas.

O objetivo de um ecossistema de saúde conectado da ECHAlliance é criar parcerias permanentes mutuamente benéficas, que melhorem a prestação de assistência social e de saúde ao mesmo tempo que proporcionam benefícios económicos. Os ecossistemas fornecem parcerias colaborativas que trabalham em todos os setores e têm potencial para moldar e melhorar o futuro dos serviços de saúde e assistência.

Objetivo da Rede Temática SHAFE
(Smart Healthy Age-Friendly Environments)

O objetivo específico da SHAFE será dar prioridade aos dois aspetos principais dos Ambientes Amigáveis à Idade – Locais e Pessoas – na criação de soluções de eHealth e mHealth – especialmente focados na qualidade e nos custos.

Na eHealth será dada uma ênfase especial ao estado da arte atual na Europa de casas inteligentes para pessoas com doenças crónicas e deficiências – apoio digital como robótica, ambientes de vida inteligentes e comunicação inteligente com cuidadores formais e informais. É essencial alinhar o desenvolvimento tecnológico com a indústria da construção civil em termos de políticas e financiamento, a fim de disponibilizar casas inteligentes, acessíveis e disponíveis por toda a Europa. Esta ampla implementação de sistemas inteligentes na própria casa das pessoas pode ser a chave para um sistema de saúde mais eficiente, com melhor qualidade a um menor custo.

Na mHealth, o foco será compreender e preencher as principais lacunas entre o desenvolvimento tecnológico e as reais necessidades e expectativas dos utilizadores, propondo medidas políticas que favoreçam e reforcem a entrada real de novos produtos no mercado, na expectativa de diminuir as desigualdades no acesso aos serviços de saúde.