3º Aniversário da Equipa In-realidades “anima” Bairra da Rosa
A Equipa de Rua In-realidades assinalou o seu 3º aniversário, no dia 17 de abril, com uma festa no planalto do Ingote, cidade de Coimbra.
A Caritas de Coimbra tem a funcionar, desde há 3 anos, no Planalto do Ingote, uma equipa de rua (financiada pelo IDT) que trabalha no âmbito da redução de danos e minimização de riscos, dando apoio a pessoas com problemáticas aditivas (droga, álcool) e em risco de exclusão social. A Caritas integra, através desta equipa, a parceria do Planalto Seguro. A equipa funciona diariamente das 10h00 às 19h00, para além da troca de material, presta outros serviços: donativos de vestuário, cuidados de higiene pessoal, pequenos donativos alimentares. Realiza giros diários nos bairros.
Para o evento, a equipa preparou um conjunto de iniciativas que se estenderam ao longo da tarde e início da noite. A abertura esteve a cargo da APPACDM com o “grupo de bombos” (dinamizado por esta associação) que presenteou todos os presentes com uma pequena atuação de boas vindas, após esta atuação houve uma conversa informal conduzida por utentes da equipa, onde estes tiveram a oportunidade de falar do seu percurso de vida e dar a sua opinião acerca das problemáticas das adições e das dificuldades que sentem na pele quando estão em fase de tratamento. A festa continuou com as atuações dos grupos Amizade, Trampolim, Rouxinóis do Mondego, Tuna da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Mc Ruzze, João Gentil e um grupo de fados dinamizado pelo Prof. Dr. Luis Alcoforado, contaram ainda com a presença de um DJ que animou o resto da noite com música de discoteca.
O objetivo da iniciativa foi utilizar o aniversário da equipa como mais uma ferramenta para acabar com o estigma e preconceito que existe, convidando as pessoas residentes na cidade a irem aos bairros. E foram algumas dezenas de pessoas que aceitaram o convite e que por lá passaram e estiveram, para além dos residentes que participaram ativamente quer na organização quer depois na festa em si. Uma certeza ficou: o bairro adormeceu mais feliz nessa noite e o mote está lançado para futuras iniciativas que possam vir a acontecer.
Estes são alguns dos indicadores: seringas trocadas – 52.925; nº de utentes a quem foi prestado apoio alimentar – 323; nº de utentes a quem foi fornecida roupa ou donativos de outra espécie (mobílias) – 577; pessoas encaminhadas para outras instituições – 284; pessoas a quem foi prestado apoio social – 1.411; pessoas encaminhadas para consultas médicas – 467; pessoas que realizaram a sua higiene pessoal nas instalações – 390; pessoas encaminhadas para comunidades terapêuticas-58; pessoas encaminhadas para tratamento droga e álcool – 256; média de utentes acompanhados por mês – 168. (Ani)
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.