Cáritas Coimbra participa na Globa Health

Cáritas de Coimbra presente na Conferência Global Health 2013

A Cáritas de Coimbra participou, no passado dia 20 de novembro, na GLOBAL HEALTH 2013 – Segunda Conferência IInternacional sobre os Desafios Globais de Saúde, em Lisboa, na apresentação do porjeto tice.healthy, dinamizado no âmbito de uma parceria com o Instituto Pedro Nunes – IPN…

Cáritas de Coimbra presente na Conferência Global Health 2013

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou no passado dia 20 de novembro, na GLOBAL HEALTH 2013 – Segunda Conferência Internacional sobre os Desafios Globais da Saúde, em Lisboa.

No âmbito da participação da Cáritas de Coimbra no projeto Tice.Healthy, dinamizado em parceria com o Instituto Pedro Nunes (enquadrado no consórcio e.vida), o Centro Rainha Santa Isabel está a colaborar no piloto da construção e implementação de uma plataforma digital de suporte aos serviços prestados aos idosos de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Foi sobre esta colaboração que ontem a Cáritas falou no workshop português, apresentando a “Perspetiva dos Cuidadores”.

O objetivo deste workshop era apresentar as vantagens técnicas e econômicas, que a plataforma eVida.pt fornece às diferentes partes interessadas e interagir com o público numa discussão construtiva sobre as oportunidades de exploração e barreiras potenciais, explorando também a potencial colaboração de parceiros externos/internacionais.

A apresentação da plataforma eVida.pt esteve a cargo do Instituto Pedro Nunes – IPN, com a apresentação dos aspetos gerais dinamizada por João Quintas (Diretor de Projeto) e o modelo de negócios por António Cunha (Vice-Diretor do Laboratório de Automação). Seguiu-se a discussão sobre o contexto das estratégias nacionais e europeias de saúde, a cargo do Prof. José Carlos Nascimento, da Universidade do Minho (Consultor do IPN) e terminou-se com a perspetiva do cuidador, apresentada por Carina Dantas, da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Mais informações sobre esta iniciativa podem ser consultadas em eVida.pt e global health 2013.