Cáritas comemora Dia Mundial do Livro com leitura sincronizada
Para comemorar o Dia Mundial do Livro, a Cáritas Diocesana de Coimbra promoveu várias ações e atividades ligadas a esta temática, a serem desenvolvidas nos CATL.
No ATL 1º Ciclo da Charneca, o dia foi comemorado com atividades de leitura sincronizada, num ambiente criteriosamente preparado com velas, luzes e música relaxante. Num canto da sala surgiu naturalmente a “Árvore do Livro”, onde iriam “nascer” flores e borboletas com mensagens dos pais e utentes.
Com o objetivo incutir nas crianças o prazer e benefícios da leitura, esta atividade iniciou com a apresentação da “História do Livro Ativo”, da autoria de Conceição Areias e Catarina Cardoso.
Numa envolvente de relaxamento e sintonia, os participantes foram convidados a deitar-se e a apreciar a história que surgia lentamente no teto. Entre as palavras suaves da leitura a música calma de fundo, as crianças disfrutaram das imagens desta bela narrativa, num convite à imaginação, emoções e sentimentos. Para finalizar, cada criança leu a sua mensagem alusiva ao dia e colocou as “suas” flores e borboletas personalizadas, dando mais vida à árvore iluminada.
Foi uma atividade que primou pela originalidade e criatividade como meio para incentivar as crianças para a leitura.
O Dia Mundial do Livro é comemorado todos os anos no dia 23 de abril, sendo organizado pela UNESCO para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
A Cáritas aposta na Educação, promovendo o crescimento e desenvolvimento de CRIANÇAS FELIZES.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.