Cáritas de Coimbra lança “CUIDAR É AMAR” para Centros de Atividades de Tempos Livres
Depois do sucesso da ação CUIDAR É AMAR junto das crianças de jardim de infância, a Cáritas Diocesana de Coimbra lançou ontem este projeto aos seus Centros de Atividades de Tempos Livres.
A Cáritas oferece várias respostas sociais e de saúde, ao nível da infância, idosos e doenças crónicas, bem como no âmbito da prevenção e tratamento das toxicodependências e do VIH/sida. Uma destas respostas é a Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) Farol, inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que presta cuidados a pessoas com doenças crónicas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência.
Do trabalho dos últimos 5 anos da ULDM Farol, levanta-se a necessidade de sensibilizar, evidenciar e valorizar o ato de cuidar.
Surge assim a ação CUIDAR É AMAR, que visa ir ao encontro dos mais novos, sensibilizando-os para a importância do cuidar. Cuidar dos nossos familiares, dos nossos amigos, mas também dos que são mais frágeis na nossa sociedade, dos que estão sujeitos a estigma e discriminação.
Cuidar implica “(…) uma imensidão de ‘pequenas coisas’ (…) que, para uma determinada pessoa, dão sentido à vida e são importantes.” Hesbeen (2000). Assim, esta ação irá desafiar os jovens dos cerca de 60 CATL da Cáritas Diocesana de Coimbra a expressar numa tela o que é cuidar com amor.
A simplicidade inerente a esta ação representa o desejo manifestado por utentes, familiares e profissionais da ULDM de valorizar a importância do cuidar junto da comunidade, elegendo este público como veículo de transmissão de informação no seio familiar e comunitários, partilhando através das suas obras de arte as pequenas grandes coisas que dão sentido à vida e mostram como o outro é importante.
Pretende realizar-se uma exposição com estas telas, aberta ao público, durante uma semana. Para encerrar esta ação serão selecionadas as 10 telas que se considere que melhor expressam o ato de cuidar, utilizando-as como ponto de partida para um debate reflexivo sobre o tema em questão.
CALENDARIZAÇÃO:
– 23 de abril – Lançamento da ação e desafio aos jovens dos CATL para pintura das tela
– 23 de abril a 31 de maio – Execução das telas nos CATL
– 3 a 7 de junho – Exposição pública
– 7 de junho – Debate
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.