Cáritas de Coimbra promove sessão de Literacia Financeira

A Cáritas Diocesana de Coimbra promoveu no passado dia 24 de abril, na sua Sede, uma sessão de formação subordinada ao tema Literacia Financeira.

Sob a orientação da Dr.ª Tânia Santana, Jurista da Delegação Regional de Coimbra da DECO,  esta sessão incidiu em três conceitos principais: consciencializar, sensibilizar e aconselhar.

Consciencializar o consumidor para a necessidade de elaborar e organizar o orçamento familiar;

Sensibilizar para as consequências nefastas de uma situação de endividamento excessivo;

Aconselhar na gestão dos rendimentos e recursos financeiros, gestão de créditos e seguros e dos meios de apoio existentes em situações de sobre-endividamento.

Tendo em conta a atual crise económica que se vive em Portugal e na Europa, torna-se necessário melhorar as competências da população nesta temática.

Desta sessão resultaram alguns conselhos e dicas importantes que certamente irão ajudar as famílias portuguesas a fazer uma gestão mais eficiente e eficaz do seu orçamento familiar e poupanças.

A Cáritas promove a informação e formação junto das famílias.