Cáritas de Coimbra lança projeto Ser ou Não Ser
Em 2013, assinalam-se os 30 anos do primeiro caso de sida em Portugal.
Neste âmbito, a Caritas Diocesana de Coimbra, através do seu setor da Inclusão Social, vai iniciar o projeto SER ou NÃO SER, programa de ações de sensibilização sobre a infeção VIH/sida dirigida à população sénior.
A primeira ação, já no próximo dia 20 de março, vai realizar-se no Lar de St.º António, da Caritas Diocesana de Coimbra, sendo que serão realizadas novas ações todos os meses, noutras estruturas e instituições do concelho de Coimbra.
Os dados mundiais sobre o VIH/sida apontam para a tendência de aumento de novos casos, por exposição sexual, na faixa populacional situada acima dos 50 anos (UNAIDS, 2006). Por outras palavras, a qualidade e expectativa média de vida da população em geral aumentou significativamente nas últimas décadas, mas não parece ter sido acompanhada por planificação ou discussão sobre como lidar com a questão do exercício da sexualidade por parte dos adultos com mais de 50 anos, no atual contexto sociocultural e de saúde.
Daí tornar-se imprescindível sensibilizar este público para a realização do teste do VIH, partindo daqui para o fornecimento de algumas noções sobre a doença, formas de prevenção e de transmissão do vírus.
Estas ações terão como metodologia dinâmicas de grupo, jogos e espaços de conversa, potenciando assim igualmente o convívio e discussão entre os mais idosos.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.