Cáritas Coimbra avança com projeto no Haiti

Em 2010, a Cáritas Diocesana de Coimbra lançou a ação Reconstruir com o Haiti, que previa financiar uma unidade de saúde materno-infantil, na zona de Port-au-Prince, no Haiti, até final de 2013, a ser gerida posteriormente pelas entidades locais.

Cáritas Coimbra avança com projeto no Haiti

As pessoas e estruturas locais da Diocese (grupos juvenis, sociocaritativos, escuteiros, autarquias, empresas, associações, entre outras) participaram na angariação de fundos, que resultou num valor de cerca de € 171.000 para a concretização do projeto.

Depois de várias tentativas de implementação da unidade de saúde e, posteriormente de uma unidade móvel, ficou claro que seria necessário encontrar uma solução que se integrasse em projetos já em desenvolvimento no território, dinamizados por entidades credíveis e sustentáveis, por forma a que tivessem consequência na intervenção e criassem de facto impacto na qualidade da saúde materno-infantil da região.

Nessa sequência, a Cáritas de Coimbra negociou e aprovou um contrato de cooperação com a Cáritas da Suíça, que determinam que será lhe entregue o valor global de €171 356,17, enviados em quatro tranches durante os anos de 2015, 2016 e 2017 no âmbito do projeto “Children in poor rural zones go to schools providing a healthy and safe environment”.

Com essa verba, a Cáritas Suíça compromete-se com a:
•    Construção / reabilitação de três blocos de latrinas por escola (120 latrinas);
•    Construção de 15 blocos de instalações sanitárias separadas (masculino/feminino);
•    Construção de 5 novas cozinhas com armazém;
•    Dotação de equipamentos de cozinha nas escolas.

A avaliação das ações do projeto será realizada mediante relatórios de execução intercalares e final, sendo que a Cáritas de Coimbra poderá proceder a uma visita ao terreno, caso o considere imprescindível à verificação dos trabalhos.