Cáritas Coimbra na reunião de Coordenadores do EIP-AHA em Bruxelas

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou na primeira reunião do novo grupo de Coordenadores da Parceria europeia de inovação no domínio do envelhecimento ativo e saudável (EIP-AHA), no passado dia 14 de setembro, em Bruxelas.

Cáritas Coimbra na reunião de Coordenadores do EIP-AHA em Bruxelas

A Cáritas Coimbra elegeu dois Coordenadores para o grupo D4 Ambientes amigos de todas as idades
– Carina Dantas como Main Coordinator e Ana Luísa Jegundo como Stand-In Coordinator – que iniciaram já a elaboração do Plano de Inovação e Colaboração 2016-2018 (Innovation and Collaboration Plan D4 on Age-friendly buildings, cities and environments).

Durante os próximos 3 anos, a Cáritas de Coimbra irá contribuir mais especificamente para o domínio Connect and Leverage local and regional age-friendly environments, ajudando a mapear e alavancar experiências locais e regionais por toda a Europa, no sentido da partilha de boas práticas e da sua disseminação e scale-up.

Este trabalho será apoiado também na capacidade do Convénio Europeu para as Alteração Demográficas, no qual a Cáritas de Coimbra está igualmente representada, enquanto Vice-Presidente (Carina Dantas).

O Convénio Europeu para as Alterações Demográficas foi lançado a 7 de Dezembro de 2015, no Comité das Regiões (CR), em Bruxelas, na presença de Markku Markkula,  presidente do CR. Desde então, mais de 150 autoridades públicas, empresas e organizações da sociedade civil, provenientes de mais de 20 países, fazem já parte desta organização. O Convénio é agora uma organização internacional sem fins lucrativos, que funciona em estreita cooperação com a Organização Mundial de Saúde e a Comissão Europeia.

A Parceria Europeia de Inovação no Domínio do Envelhecimento Ativo e Saudável funciona através da cooperação entre a Comissão Europeia e os países da UE, as regiões, a indústria, os profissionais do setor social e do setor da saúde e as organizações representativas dos idosos e dos doentes. Tem por objetivo melhorar a vida dos mais velhos, ajudando-os a continuar a contribuir para a sociedade, reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde e de proteção social e, em última análise, promover o crescimento sustentável, tendo definido como meta até 2020, aumentar em dois anos o tempo médio de vida saudável dos cidadãos europeus.