INSCRIÇÕES ABERTAS | Ação de Formação REFUGIADOS: COMO PREVENIR O TRAUMA | 6 OUTUBRO

A Cáritas Diocesana de Coimbra e o Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) vão realizar, no próximo dia 6 de outubro, a Ação de Formação REFUGIADOS: COMO PREVENIR O TRAUMA.

A Cáritas de Coimbra irá receber 6 investigadores do Centro de Trauma que irão, nas suas intervenções, focalizar-se nos requerentes de proteção internacional que têm estado a chegar a Portugal. A ação irá debruçar-se sobre o trauma, nos seus diferentes aspetos psicossociais, culturais e religiosos, na perspetiva de quem chega e é acolhido, bem como na perspetiva de quem acolhe. Será abordada a forma como estes múltiplos aspetos influenciam a expressão do trauma psicológico – desde a vertente mais endógena, à mais sistémica.

Para além da apresentação das reflexões e das experiências de cada um dos oradores, o debate, aberto a todos os participantes, contribuirá certamente para uma ampla formação.

Ao longo da história, os refugiados têm contribuído para o criação de cidades e estados, para a literatura, artes e música, mas a sua chegada e acolhimento na Europa têm feito surgir reações e sentimentos contraditórios. As vivências experienciadas e as diferenças culturais geram terreno fértil para a emergência de problemáticas pessoais e societais para as quais é importante encontrar chaves de análise e intervenção.

A realidade a que se tem vindo a chamar Crise dos Refugiados configura uma conjuntura potencialmente geradora de traumas. Para o Centro de Trauma é premente refletir sobre o tema e questionar as melhores práticas de atuação. Que intervenções psicossociais perante as consequências potencialmente traumáticas para quem foge e procura a sobrevivência? Que respostas a quem acolhe e se sente confrontado com os diferentes modos de viver daqueles que chegam?

Para a Cáritas Diocesana de Coimbra, enquanto entidade de acolhimento de uma família refugiada e parceira da Plataforma de Apoio a Refugiados (PAR) no projeto PAR famílias, é importante garantir que os técnicos que vão acompanhar os refugiados nesta caminhada de acolhimento e integração se encontram devidamente preparados para um acompanhamento efetivo e capaz. Simultaneamente, a natureza da ação Cáritas é também expressão da sua responsabilidade social, pelo que é sua missão facilitar a capacitação de outros atores sociais, em prol do bem comum.

A participação nesta ação é gratuita, mas as inscrições são limitadas a 20 participantes. Pode inscrever-se AQUI até ao dia 30 de setembro.

Consulte aqui o CARTAZ e PROGRAMA. Mais informações, por favor, contacte correio@caritascoimbra.pt.