Cáritas Coimbra recebeu entidades italianas no âmbito do projeto Erasmus+
Cáritas Coimbra recebeu entidades italianas no âmbito do projeto Erasmus+
A Cáritas Diocesana de Coimbra foi entidade de acolhimento no âmbito de uma experiência de mobilidade do projeto OPEN, cofinanciado pela União Europeia – programa Erasmus+. A instituição recebeu a visita de um grupo de 9 colegas italianos.
Cáritas Coimbra recebeu entidades italianas no âmbito do projeto Erasmus+
A Cáritas Diocesana de Coimbra foi entidade de acolhimento no âmbito de uma experiência de mobilidade do projeto OPEN, cofinanciado pela União Europeia – programa Erasmus+. A instituição recebeu a visita de um grupo de 9 colegas italianos, no dia 26 de setembro, que trabalham em áreas semelhantes à Cáritas.
O Erasmus+ é um programa que visa a mobilização de pessoas de entidades diferentes, com o intuito de realizarem troca de boas práticas e cooperação para a inovação. O grupo de parceiros italiano solicitou a visita à Cáritas de Coimbra em virtude das suas parcerias em projetos nacionais e internacionais, bem como pelo seu trabalho nas áreas do desenvolvimento de competências e inserção em mercado de trabalho, atividades sociais para idosos, educação, turismo social, toxicodependência, VIH, saúde e sem abrigo.
A visita iniciou-se nas instalações do Centro Rainha Santa Isabel – Centro de Dia, Lar Santo António, Clínica de Medicina Física e Reabilitação, Unidade de Longa Duração e Manutenção e Lar de Grandes Dependentes. Seguiu-se uma visita ao Centro de Alojamento Temporário Farol, valência de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo, na qual foi realizada uma reunião de troca de boas práticas sobre a inserção no mercado de trabalho e políticas de apoio à empregabilidade.
Terminaram a estadia em Coimbra com uma visita cultural pela zona histórica da cidade.
O jantar e reunião foram realizados no equipamento de Turismo Social ComVida Quiaios, com a presença do Sr. Pe. Luís Costa, Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra e representantes de alguns serviços da organização. Discutiram-se políticas sociais e cada um falou sobre as estratégias de atuação da entidade que veio representar.
Os principais objetivos desta visita foram o conhecimento de abordagens metodológicas, métodos de intervenção com base em multiatores e abordagens multidimensionais, centradas na pessoas e baseadas na formação (habilitações para a vida) inclusão social e inclusãopelo trabalho.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.