PROJETO GRAFFIMENTE | “Juntos fazemos a diferença…”

“Juntos fazemos a diferença.” Este é o slogan do projeto Graffimente, que permitiu aos utentes do Centro Rainha Santa Isabel e Lar Santo António, da Cáritas de Coimbra, mostrarem, no dia 20 de julho, que a idade é só um número!

PROJETO GRAFFIMENTE | “Juntos fazemos a diferença…”

Esta iniciativa surge no culminar de um projeto que vem sido desenvolvido pela equipa de Animação , através de ateliers semanais de Expressão Plástica, nos quais tem sido abordada a história do Graffiti e da Arte Urbana.

O entusiasmo visível nos intervenientes, durante a realização do mural, relembra um espírito criativo esquecido e acima de tudo, devolve a sensação de pura diversão, fundamental em qualquer idade.

Os participantes demonstraram o seu agrado, satisfação e vontade de continuar este projeto e através dos stencils puderam dar largas a sua imaginação e criatividade. Um outro mural permitiu a todos os colaboradores, que por ali passavam, deixar a sua marca, criando um verdadeiro painel intergeracional.

A ação desenvolvida por estes idosos demonstrou que a Arte Urbana tem o poder de fomentar, promover e valorizar a democratização do acesso à arte contemporânea.

As novas atividades e técnicas, geralmente associadas aos mais jovens, quebram a rotina, fazendo com que o utente saia da sua zona de conforto e fomenta a aprendizagem ao longo da vida, essencial a uma envelhecimento mais saudável.