PROJETO LUCAS 10,35
PROJETO LUCAS 10,35
A Cáritas Diocesana de Coimbra lançou no sábado, 5 de novembro, um projeto de voluntariado dirigido às pessoas de maior idade, designado Lucas10,35. Pretende-se com ele suscitar na diocese uma grande “corrente de atenção aos idosos”, a partir de grupos locais de voluntários.
PROJETO LUCAS 10,35
Cáritas desafia a diocese para o voluntariado com as pessoas de maior idade
A Cáritas Diocesana de Coimbra lançou no sábado, 5 de novembro, um projeto de voluntariado dirigido às pessoas de maior idade, designado Lucas10,35. Pretende-se com ele suscitar na diocese uma grande “corrente de atenção aos idosos”, a partir de grupos locais de voluntários, que tenham como tarefa estar, fazer e viver com os idosos, quer estes estejam institucionalizados, quer estejam em suas casas. De facto, os idosos aparecem como um dos mais importantes problemas sociais, no presente e certamente no futuro, em razão de fragilidades económicas, de saúde, sociais, relacionais e afetivas, apesar das muitas respostas, e de muita qualidade, que têm sido criadas.
O Projeto toma como lema a frase “cuida bem dele” (de Lucas10,35) e como dinâmica espiritual a parábola do bom samaritano, na metodologia ali apontada de ver, encher-se de compaixão, aproximar-se agir e partilhar”.
Na Sessão de Apresentação estiveram presentes muitas estruturas e serviços, párocos, secretariados, instituições, movimentos, religiosas, grupos sociocaritativos… e estabeleceu-se entre todos um diálogo orientado para as potencialidades do Projeto, de que resultaram três perspetivas fundamentais: a importância de conhecer bem e ajudar a conhecer tudo o que já se faz neste campo, a formação e a exequibilidade de todas as iniciativas que se venham a propor.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.