Notícias

PROJETO LUCAS 10,35

PROJETO LUCAS 10,35

A Cáritas Diocesana de Coimbra lançou no sábado, 5 de novembro, um projeto de voluntariado dirigido às pessoas de maior idade, designado Lucas10,35. Pretende-se com ele suscitar na diocese uma grande “corrente de atenção aos idosos”, a partir de grupos locais de voluntários.


PROJETO LUCAS 10,35
Cáritas desafia a diocese para o voluntariado com as pessoas de maior idade

A Cáritas Diocesana de Coimbra lançou no sábado, 5 de novembro, um projeto de voluntariado dirigido às pessoas de maior idade, designado Lucas10,35. Pretende-se com ele suscitar na diocese uma grande “corrente de atenção aos idosos”, a partir de grupos locais de voluntários, que tenham como tarefa estar, fazer e viver com os idosos, quer estes estejam institucionalizados, quer estejam em suas casas. De facto, os idosos aparecem como um dos mais importantes problemas sociais, no presente e certamente no futuro, em razão de fragilidades económicas, de saúde, sociais, relacionais e afetivas, apesar das muitas respostas, e de muita qualidade, que têm sido criadas.

O Projeto toma como lema a frase “cuida bem dele” (de Lucas10,35) e como dinâmica espiritual a parábola do bom samaritano, na metodologia ali apontada de ver, encher-se de compaixão, aproximar-se agir e partilhar”.

Na Sessão de Apresentação estiveram presentes muitas estruturas e serviços, párocos, secretariados, instituições, movimentos, religiosas, grupos sociocaritativos… e estabeleceu-se entre todos um diálogo orientado para as potencialidades do Projeto, de que resultaram três perspetivas fundamentais: a importância de conhecer bem e ajudar a conhecer tudo o que já se faz neste campo, a formação e a exequibilidade de todas as iniciativas que se venham a propor.


Partilhar:

Deixe uma resposta

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional