viHda+ celebrou Luta Contra a Sida

No âmbito das celebrações do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, que é celebrado a 1 de Dezembro, o Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial viHda+, da Cáritas Diocesana de Coimbra, desenvolveu no passado dia 30 de novembro uma ação com cerca de 20 utentes e funcionários do Centro a fim de lembrar/recordar as vítimas que faleceram ou estão infetados com a doença.

A ação englobou 3 momentos, um 1.º de reflexão e homenagem às pessoas que morreram com a doença, um 2.º mais lúdico, de homenagem aos 25 anos da morte de Freddie Mercury, com a música “We will rock you” em que todos os funcionários e utentes do equipamento se envolveram na reprodução da mesma e um 3.º com a visualização do último concerto ao vivo dos Queen, em Wembley.

Ainda na sequência da comemoração desta data, a Equipa de Rua Reduz deslocou-se ao Centro, no dia 6, para a realização do rastreio das doenças sexualmente transmissíveis, VIH/SIDA, sífilis e hepatite.

São estas pequenas ações neste sentido que a longo prazo poderão ter o impacto necessário e desejado no âmbito da problemática do VIH/SIDA, nomeadamente no que diz respeito aos comportamentos de prevenção, bem como à discriminação, preconceito ainda presentes na sociedade.