CENTRO DE ESTEIRO

APRESENTAÇÃO

Nome: Centro de Dia do Esteiro / SAD

Localização: Esteiro, freguesia de Janeiro de Baixo, concelho de Pampilhosa da Serra

Capacidade: 30 idosos

Tipo de resposta: Serviço de Apoio Domiciliário à população idosa

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Em 1975 a Cáritas de Coimbra iniciou um programa de intervenção comunitária nas freguesias de Cadafaz, Góis, Vidual e Portela do Fojo. Este programa promovia atividades que potenciassem o desenvolvimento dos jovens residentes.

Surgem então os Centros de Convívio numa tentativa de dar resposta ao isolamento dos idosos destas freguesias. Mais tarde essas unidades foram transformadas em Centros de Dia, de forma a dar uma resposta mais eficaz a localidades mais remotas.

Numa ótica de adequação e eficácia da intervenção, os Centros de Dia passaram recentemente a Serviços de Apoio Domiciliário.

FREGUESIAS ABRANGIDAS PELO SERVIÇO DOMICILIÁRIO

Freguesia

Concelho

Distrito

Janeiro de Baixo

Pampilhosa da Serra

Coimbra

GRUPO-ALVO

São destinatários pessoas maiores de 65 anos que, por motivos de doença, deficiência ou outros impedimentos, não possa assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.

Excecionalmente e em casos devidamente fundamentados poderão ser admitidas pessoas com idade inferior.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

O Serviço de Apoio Domiciliário prestado diariamente no domicílio do utente: higiene pessoal diária; tratamento de roupas; alimentação todos os dias do ano; higiene habitacional; atividades de animação/socialização.

Poderão ser disponibilizados outros serviços, de caráter extra, mediante solicitação por parte dos utentes e posterior análise da Direção.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

A inscrição deverá ser formalizada nas instalações do Centro mediante o preenchimento do impresso de candidatura, com entrega dos respetivos documentos e comprovativos necessários.

O horário de atendimento e do serviço de Apoio Domiciliário é das 08h00 às 19h00 de segunda a sexta-feira e da 08h00 às 13h00 aos fins de semana e feriados.