Workshop de Primeiros Socorros
Workshop de Primeiros Socorros
O Centro de Atividades de Tempos Livres 2,3 de Avelar, equipamento social pertencente à Cáritas Diocesana de Coimbra, realizou no passado dia 30 de março um workshop dedicado aos Primeiros Socorros. Esta ação formativa contou com a colaboração de um Especialista de Emergência da Cruz Vermelha do Centro Humanitário Santarém-Cartaxo e foi dividida em dois momentos distintos.
Durante a manhã os participantes aprenderam como agir em situações comuns como cortes, queimaduras ou picadelas. À medida que o formador ia explicando o deve ou não ser feito, iam surgindo dúvidas e questões, que foram respondidas de forma a que todos pudessem entender a mensagem que se pretendia passar. Após uma pequena pausa, o formador explicou como se manuseiam alguns dos instrumentos usados em situações de emergência médica, nomeadamente o oxímetro de dedo, o medidor de tensão arterial e o medidor de glicose. Uma vez mais, a curiosidade foi enorme, com a maioria dos utentes a voluntariar-se para realizar quer o teste de glicose, quer o de oxigénio/ frequência cardíaca.
A segunda parte da palestra centrou-se, principalmente, no Suporte Básico de Vida (SBV) e quais os procedimentos a realizar caso sejamos confrontados com uma vítima em paragem cardiorrespiratória. Caso a vítima esteja inconsciente, mas respire, deverá ser colocada em Posição Lateral de Segurança (PLS), tendo sido demonstrada a forma correta de o fazer.
Outra situação abordada foi a da obstrução da via área, comumente designada de engasgamento. Nestes casos, existem algumas técnicas que também foram demonstradas – as pancadas interescapulares e a manobra de Heimlich. Para finalizar o dia, os participantes puderam por em prática o SBV num manequim de treino – batizado de Sr. Óscar.
Os Primeiros Socorros são uma matéria que pode e deve ser do conhecimento de todos. Com esta ação formativa, o CATL 2,3 de Avelar procurou transmitir aos seus utentes conhecimentos básicos, que poderão vir a ser uteis em situações do dia-a-dia, pois ações simples podem fazer uma grande diferença.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.