Início da fase de testes piloto do Projeto GrowMeUp

O projeto GrowMeUp visa desenvolver uma tecnologia capaz de interagir com as pessoas idosas de uma forma mais humana, lidando com as suas necessidades e hábitos, adaptando dinamicamente as suas funcionalidades e aumentando assim a qualidade do serviço prestado ao longo do tempo, compensando a constante deterioração das capacidades cognitivas inerentes a pessoas na 3ª idade.  Este projeto consiste num robô, equipado de um sistema de diálogo inteligente, que detetará emoções demonstradas ao longo do diálogo, será capaz de manter interações e de “construir laços” com as pessoas.

A fase de testes piloto do Projeto GrowMeUp teve início em dezembro de 2015 na Universidade de Coimbra, numa visita em que idosos e respetivos cuidadores da Cáritas Diocesana de Coimbra interagiram pela primeira vez com o robô. Em fevereiro do corrente ano o projeto continuou com novas sessões de formação e de treino na Universidade de Coimbra e com a realização de testes já no domicílio de utentes participantes. Em simultâneo têm sido realizados testes na sede da Cáritas Coimbra, com o apoio e contributo dos utentes de Centro de Dia do Centro Rainha Santa Isabel e respetiva equipa técnica e de animação.

O período de testes visa aperfeiçoar e melhorar o software já desenvolvido e adaptá-lo ao perfil de cada utilizador final, em função das suas preferências e necessidades.

Testes de navegação para aperfeiçoar a capacidade de deslocação do robô dentro das casas e testes de voz e de luzes LED por forma a otimizar a sua capacidade de resposta às solicitações dos utilizadores são alguns dos exemplos do trabalho que tem vindo a ser realizado.

Os idosos envolvidos neste projeto de forma direta e indireta estão integrados na dinâmica e são muito recetivos à tecnologia, dando as suas opiniões e sugestões às equipas envolvidas no projeto, tanto da Cáritas Coimbra como da Universidade.

Este projeto é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa de financiamento Horizonte 2020. Estão envolvidos oito parceiros de seis países diferentes, liderados pela Universidade de Coimbra: Cáritas Coimbra, Universidade de Genebra, Zuyderland, Universidade do Chipre, PAL Robotics, ProBayes e Citard IT Services.