21º report da AÇÃO CÁRITAS_Incêndios 2017

Cáritas de Coimbra recebeu identificação de cerca de 500 alfaias e máquinas agrícolas danificadas nos incêndios de outubro. Plataforma “DE MÃOS DADAS” tem 70 ofertas de ajuda e mais de 150 voluntários.Dia 27 de novembro, a Cáritas de Coimbra promove uma “Entrega de bens à população”, no Centro Paroquial de Pedrogão Grande.

21º report da AÇÃO CÁRITAS_Incêndios 2017

Na vigésima semana de Ação, a Cáritas de Coimbra recebeu de 6 dos 12 concelhos afetados pelos incêndios de outubro, a identificação dos danos e perdas no que concerne a alfaias e máquinas agrícolas, informação que havia estado solicitada na semana anterior.

Cerca de 500 equipamentos de alfaias e máquinas agrícolas foram registados dos quais foi pedida a identificação e tipologia específica para que a resposta se adeque o mais possível à necessidade.

Foram também registadas necessidades de cerca de 150 empresas afetadas pelos incêndios que estão a merecer a nossa avaliação.

A plataforma “DE MÃOS DADAS”, disponibiliza mais de 70 ofertas de ajuda e mais de 150 voluntários para colaborar com o seu trabalho nas zonas afetadas pelos incêndios, o que revela uma excelente iniciativa para aproximar e agilizar a ajuda das pessoas.

Para além das inscrições efetuadas na plataforma, a Cáritas de Coimbra recebe inúmeros contactos de pessoas que nos fazem chegar, diariamente, a sua disponibilidade de tempo e trabalho, e, naturalmente, muitas que pretendem doar bens. As ofertas têm sido divulgadas junto dos municípios e solicitado, desde que possível, que identifiquem ocasiões de voluntariado para que estas ofertas se concretizem.

No que concerne ao COMPROMISSO CÁRITAS | Incêndios junho, das 17 habitações de reconstrução total consignadas, 11 já iniciaram as obras e 5 começam esta semana.

Os produtos angariados nesta ação somam 56.531 bens e os produtos entregues às famílias e pessoas vítimas dos incêndios totalizam 22.805 unidades. Os donativos em numerário referentes aos incêndios de junho somam 1.796.125,56€ e os relativos aos incêndios de outubro contabilizam, à data, 253.412,05€.

Na semana que hoje inicia, e que assinala 1 mês dos incêndios de outubro, a Cáritas de Coimbra irá analisar e avaliar as necessidades que os municípios fizeram chegar e quantificará o seu COMPROMISSO, comunicando às autarquias qual a sua intenção para articular o apoio às pessoas.

Prossegue com os contactos junto das câmaras municipais que ainda não tiveram oportunidade de relatar as necessidades, no sentido de obter dados e pedidos reais para agilizar os processos de ajuda, encaminhando bens e voluntários, para que as pessoas e famílias afetadas pelos incêndios consigam reconstruir as suas vidas.

Na segunda-feira, dia 27 de novembro, a Cáritas de Coimbra irá promover uma “Entrega de bens à população”, no Centro Paroquial de Pedrogão Grande, das 10:00 às 17:00, no sentido de disponibilizar roupa de inverno e outra, produtos de higiene pessoal e produtos de higiene e limpeza das habitações.

A Cáritas de Coimbra continua no apoio às comunidades, sempre em articulação com as autarquias e, no âmbito das suas possibilidades, reafirma a sua disponibilidade no apoio a cuidados diretos e indiretos das pessoas afetadas, potenciando a sua subsistência.

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: Mapa de Donativos em numerário (actualizado às 18h00m de 10.11.2017)

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: Mapa de Donativos em espécie (actualizado às 00h00m de 11.11.2017)

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: COMPROMISSO CÁRITAS_HABITAÇÕES (11.11.2017)

Contatos da Cáritas de Coimbra nesta ação:

– Responsável no terreno (Incêndios de junho):

Mariana Figueiredo

e-mail: marianafigueiredo@caritascoimbra.pt

telemóvel: 968772974

– Responsáveis no terreno (Incêndios de outubro):

Margarida Carvalho

e-mail: margaridacarvalho@caritascoimbra.pt

telemóvel: 925763653