COMUNIDADE DE INSERÇÃO RENASCER

Nome:
Comunidade de Inserção Renascer

Localização: Coimbra

Âmbito de intervenção: É uma resposta social de carácter residencial vocacionada para acolher mulheres em situação de vulnerabilidade social com ou sem filhos.

Capacidade: 30 utentes

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

A Comunidade de Inserção Renascer iniciou atividade a 3 de dezembro de 2007. Está prevista a admissão de mulheres e / ou agregados monoparentais com origem nas mais diversas problemáticas. Mais de 70% das situações acolhidas têm em comum a violência familiar, em especial no contexto de relação conjugal, embora coexistam também outros tipos de violência nas trajetórias das mulheres e crianças acolhidas.

GRUPO-ALVO:

Indivíduos em situação de vulnerabilidade social como sejam: desempregados de longa duração e/ou beneficiários de Rendimento Social de Inserção.

O acolhimento neste equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra pressupõe a necessidade deste tipo específico de resposta social, bem como a inexistência de risco de perturbação do seu regular funcionamento.

OBJETIVOS DA RESPOSTA

– Proporcionar condições de bem-estar e segurança aos agregados acolhidos
– Promover o desenvolvimento pessoal e a aquisição de competências básicas e relacionais
– Potenciar a integração social e profissional tendo em vista a autonomização

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Para promover o bem-estar e integração social a CI disponibiliza os serviços de alojamento e apoio social, psicológico, jurídico e socioeducativo.

A Comunidade de Inserção desenvolve ainda ações individuais e grupais junto dos agregados acolhidos tendo em vista o desenvolvimento e a consolidação de uma parentalidade positiva.

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem com a Unidade de Violência familiar do CHUC um protocolo de cooperação desde 2010.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O acolhimento na Comunidade de Inserção Renascer pressupõe o encaminhamento por parte de entidades públicas ou particulares com intervenção no âmbito social, estando subjacente uma avaliação da situação. O encaminhamento é feito através de proposta de admissão que após análise por parte da equipa técnica que avaliará a sua admissibilidade. Em situações de inexistência de vaga a entidade de encaminhamento é informada de que a situação integrará a lista de espera.

A Comunidade de Inserção reserva-se ao direito de não proporcionar visitas às instalações ou atividades de modo a preservar a segurança e a privacidade dos agregados acolhidos.