CENTRO DE DIA SOL NASCENTE

Nome:
Centro de Dia Sol Nascente

Localização: Rua Antero de Quental, nº11. 3000-032 Coimbra

Âmbito de intervenção: Estrutura de prevenção secundária da toxicodependência

Capacidade: 30 utentes financiados por uma convenção com o SICAD e 20 utentes extra convenção. Além disso é prestado apoio a indivíduos que se encontram deslocalizados (detidos, internados em estruturas de longa duração…)
Possui 3 gabinetes de atendimento, 1 sala de administração de medicamentos, 1 refeitório, 1 bar / copa, 1 sala de televisão, 1 sala de espera / convívio, 1 atelier, 5 instalações sanitárias, 1 rouparia, 1 lavandaria, 1 despensa de alimentos, 4 arrumos, alpendre, logradouro.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O Centro de Dia Sol Nascente é o retomar do Centro Drop-in, um projeto absolutamente inovador no país, que funcionou entre 1989 e 1994. Numa época em que o consumo de drogas era ainda considerado um crime, este Centro apoiava toxicodependentes em fase de consumo ativo. O Drop-imn situava-se na zona universitário e resultou de uma pareceria entre o CEPD, Segurança Social, ARSC e Cáritas Coimbra.

Dada a frequência de utentes e exiguidade do espaço, a Cáritas adquiriu o edifício onde hoje funciona o Sol Nascente, denominado Novo Rumo durante algum tempo.

Em 1997, após o edifício ter sido submetido a obras de remodelação, surge o Centro de Dia Sol Nascente, licenciado e financiado pelo SPTT com convenção para 30 utentes.

GRUPO-ALVO:

Inicialmente a estrutura é vocacionada para indivíduos já abstinentes do consumo de drogas, mas a realidade é diferente, o que faz que a intervenção seja moldada às reais necessidades dos utentes.

Os utentes são maioritariamente do sexo masculino, com média de idades de 43,9 anos, sem suporte familiar, com longos anos de comportamento aditivo, 20% com patologia psiquiátrica diagnosticada, beneficiários de prestações sociais (RSI ou pensão por invalidez), com limitações cognitivas e poucas competências profissionais..

Tratando-se de um edifício com barreiras arquitectónicas não podem ser admitidos indivíduos com mobilidade reduzida. De igual modo não podem ser admitidos indivíduos com doença psiquiátrica grave que afete o normal funcionamento do equipamento.

OBJETIVOS DA RESPOSTA

Esta estrutura tem como missão promover a integração social dos indivíduos toxicodependentes, através da redução do consumo de drogas e da estabilização das condições pessoais, de saúde e profissionais. Visa também ser um espaço de apoio alternativo à família, no sentido da promoção da autonomia, cimentado em princípios de qualidade e inovação.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

– Serviço de refeições
– Apoio psicossocial aos utentes, famílias e outros
– Ações de índole pedagógico-terapêutico
– Apoio na área da saúde
– Visitas hospitalares
– Visitas a estabelecimentos prisionais
– Consultas de psicologia
– Consultas de psiquiatria
– Administração de medicação prescrita
– Apoio jurídico
– Atividades lúdico-ocupacionais
– Outras atividades

PARCERIAS

Formais

Informais

• Instituto da Droga e da Toxicodependência;
  • Hospital Sobral;
  • Instituto de Reinserção Social;
  • Centro de Saúde Fernão de Magalhães;
  • Associação Académica de Coimbra;
  • Delegação Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude;
  • Serviço de Infeciosas do CHC;
  • Serviço de Infeciosas dos HUC.

• Hospital da Universidade de Coimbra;
  • Cruz Vermelha Portuguesa;
  • Teatro Gil Vicente.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O Centro funciona todos os dias do ano nos seguintes horários:

2ª a 6ª feira – 9:00 às 21:00

Sábados, domingos e feriados – 12:00 às 21:00

A inscrição no Centro de Dia carece de uma entrevista prévia, pedido de exames de diagnóstico, relatório clínico (quando o indivíduo vem encaminhado por uma estrutura de saúde), consulta pelo Diretor Clínico e parecer favorável à admissão do CRI Coimbra.

Tratando-se de um espaço aberto, não existe um horário de visitas predefinido. Acresce no entanto referir que não podem entrar indivíduos estranhos ao serviço, mesmo que seja para visitar um utente, sem prévio conhecimento e autorização do técnico de serviço.