Projeto Ser Leirosa, Ser +

alt

O projeto Ser Leirosa, Ser+, no âmbito do Programa Escolhas 6ª geração (Projeto de Cariz Experimental e Inovador), dimensiona a sua intervenção numa base de apoio com um Consórcio de 8 Instituições/ Empresa – Cáritas Diocesana de Coimbra, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, Agrupamento de Escolas do Paião, CPCJ Figueira da Foz, Associação Novo Olhar, Associação Sentir dos Sentidos e Celbi.

A candidatura deste projeto assentou na intenção de produzir mudanças sociais junto dos mais novos, sendo estes acompanhados por uma equipa de adultos suficientemente capaz de promover uma comunidade de caraterísticas tão particulares quanto esta. Pretende-se investir na promoção e inclusão escolar através de propostas de educação não formal considerando como prioridade a criação de projetos de vida.

Apesar de se tratar de uma comunidade de origem predominantemente piscatória, acontece também que muitos dos seus residentes estão hoje ligados à indústria, o que gera condições de trabalho bastante precárias.

Os baixos índices de escolaridade agravam ainda mais esta situação o que obriga a investir de forma sustentada e articulada em percursos formativos alternativos e simultaneamente consistentes e estruturados no sentido de colmatar lacunas existentes.

O projeto assenta em dois eixos de intervenção/ ação, sendo estes educação/formação e cidadania. A Cáritas de Coimbra pretende ser uma entidade impulsionadora de novas dinâmicas, através de ações de proximidade, de mais abertura e projeção desta mesma comunidade tanto no Concelho como no Distrito.
Para que esta mudança aconteça com sucesso, é essencial considerar os recursos/meios necessários criando mecanismos de envolvência e criatividade, de forma a concretizar todas as intenções e ações inicialmente previstas.

Todas as ações se encontram previamente calendarizadas com o objetivo de que as mesmas sejam cabalmente cumpridas, no sentido de estabelecer com rigor as necessidades existentes, o seu tempo de duração e os respetivos momentos de avaliação.
Deste modo, e considerando o plano de intervenção inicialmente previsto, as ações a desenvolver serão as seguintes:
•    Criação de Sala de Apoio ao Estudo
•    Sessões de Acompanhamento Psicoterapêutico, Apoio Psicológico e Construção de Projetos de Vida
•    Acompanhamento Vocacional
•    Oficinas de Férias
•    Espaços de Partilha e Educação
•    Acompanhamento Psicológico à Família
•    Criação do Projeto “ Escola de Pais”
•    Criação de Bolsa de Voluntariado direcionada para jovens, famílias e outros agentes locais
•    Realização de Encontros através de intercâmbios entre diferentes tipos de público e grupos de jovens residentes ou não no concelho
•    Criação de “Espaço Jovem”

Este é um Projeto que se deseja inovador não só em termos de conteúdo, como também, em termos de estratégias, propostas de atividade e processos de avaliação.

Segundo Júnior, Nilson Dias quando refere “ Nenhum de nós é tão bom quanto nós todos juntos” também neste Projeto está subjacente a ideia de que este é projeto de pessoas, com pessoas e para pessoas. A personalização irá conferir-lhe a coerência e a veracidade que o mesmo nos merece, na perspetiva de que todos serão poucos para concretizar com sucesso tão ambicioso Projeto.