Cáritas Coimbra realça a necessidade de investimento na prevenção do declínio cognitivo
A Cáritas Diocesana de Coimbra participou no evento Reimagining Dementia Prevention and Care, no passado dia 9 de Março, às 14h00, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Carina Dantas, do Departamento de Inovação da Cáritas, debateu o papel dos cuidadores formais e informais no apoio a pessoas com demência, bem como as estratégias de intervenção da instituição na prestação de cuidados de reabilitação cognitiva e funcional, alertando para a escassez de recursos no apoio às diferentes tipologias de pessoas, em função do seu nível de dependência, realçando a necessidade de maior investimento na prevenção do declínio ao longo de todo o percurso de vida.
O objetivo deste workshop foi informar e debater um dos desafios mais prementes no cuidado aos mais velhos – a demência. São tão importantes as estratégias de prevenção da demência, como as soluções para melhor cuidar em fase avançada de doença.
Contou com a participação de parceiros internacionais do Projeto do EIT Health CARE Campus (Caregiving and Ageing Reimagined for Europe), que tem como objetivo melhorar os cuidados prestados aos mais velhos, aumentando o número de cuidadores formais (sobretudo entre os mais novos e pessoas desempregadas) e melhorando a qualidade dos cuidados prestados, através da definição de protocolos e de um programa de e-learning acessível e abrangente.
Programa completo disponível aqui