Cáritas Coimbra vai apresentar Declaração Conjunta da SHAFE à Comissão Europeia em Bruxelas
A Cáritas Coimbra vai participar como oradora na Conferência Anual da EU Health Policy Platform, organizada pela Comissão Europeia, em Bruxelas no dia 12 de novembro.
Carina Dantas, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, vai ser oradora na Mesa Redonda “The role of Stakeholders in EU Health Policy”, onde irá discutir com os Diretores e Assessores da Comissão Europeia John F. Ryan, Isabel de la Mata e Philippe Roux, o papel dos diferentes atores na construção de políticas da União Europeia.
Mais tarde, no mesmo evento, irá partilhar com Willeke van Staalduinen da AFEdemy a apresentação da Declaração Conjunta da SHAFE, comunicando à Comissão Europeia e aos diversos stakeholders presentes as recomendações elaboradas para a implementação de Ambientes Inteligentes, Saudáveis e Amigáveis na Europa, resultantes da investigação desenvolvida durante 2018, bem como dos contributos recolhidos através de respostas a inquéritos e entrevistas pessoais a líderes de opinião. Consulte a agenda completa do encontro.
Durante 2018, a Cáritas Coimbra e a AFEdemy são as coordenadoras de Rede Temática SHAFE – uma rede aprovada pela Comissão Europeia sob o tema Smart Healthy Age-Friendly Environment. Esta Rede envolve como parceiros 10 grandes redes europeias e mais de 100 organizações de toda a Europa que trouxeram contributos, comentários e apoio de centenas de partes interessadas.
O objetivo específico da SHAFE é dar prioridade aos dois aspetos principais dos Ambientes Amigáveis à Idade – Locais e Pessoas – na criação de soluções de eHealth e mHealth – especialmente focados na qualidade e nos custos. Na eHealth é dada uma ênfase especial ao estado da arte atual na Europa de casas inteligentes para pessoas com doenças crónicas e deficiências – apoio digital como robótica, ambientes de vida inteligentes e comunicação inteligente com cuidadores formais e informais. É essencial alinhar o desenvolvimento tecnológico com a indústria da construção civil em termos de políticas e financiamento, a fim de disponibilizar casas inteligentes, acessíveis e disponíveis por toda a Europa. Esta ampla implementação de sistemas inteligentes na própria casa das pessoas pode ser a chave para um sistema de saúde mais eficiente, com melhor qualidade a um menor custo.
Na mHealth, o foco é compreender e preencher as principais lacunas entre o desenvolvimento tecnológico e as reais necessidades e expectativas dos utilizadores, propondo medidas políticas que favoreçam e reforcem a entrada real de novos produtos no mercado, na expectativa de diminuir as desigualdades no acesso aos serviços de saúde.
Toda a informação encontra-se disponível em https://caritascoimbra.pt/project/shafe/
Se quiser ser parceiro e endossar a Declaração Conjunta registe-se em https://caritascoimbra.pt/en/shafe/endorsing-partners/