O papel dos cuidadores nas TIC para AFE | Está disponível uma recomendação de ações para maximizar o envolvimento dos cuidadores no desenvolvimento de tecnologias inovadoras

Os resultados finais do trabalho colaborativo entre os membros dos Grupos de Trabalho D4 e C2 da Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA) – – Caregivers’ role in Information and Communication Technologies (ICT) for Age-Friendly Environments (AFE) já está disponível para consulta. Esta colaboração conjunta começou em fevereiro de 2018, fruto de uma visão comum partilhada durante a sessão paralela do Grupo de Trabalho C2 durante a Conferência de Parceiros EIP-AHA 2018, em Bruxelas.

Durante abril e agosto de 2018, os parceiros trabalharam juntos e entregaram o primeiro resultado deste sprint – Green Paper | Four-step list of actions to maximize the engagement of caregivers at all stages of ICT life cycle and exploitation que foi apresentado, discutido e aprimorado durante o AAL Fórum 2018, em Bilbao no mês de setembro. Esta primeira discussão serviu como ponto de partida para a posterior consulta pública online, onde o público interessado foi convidado a integrar no documento algumas visões complementares sobre práticas e recomendações de políticas para fortalecer o envolvimento de cuidadores no processo de desenvolvimento de soluções baseadas em TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) para AFE (Ambientes Amigos de Todas as Idades). Os resultados recolhidos foram cruciais para alcançar o resultado final, que se encontra disponível gratuitamente para consulta – White Paper | A recommended list of actions to maximize the engagement of caregivers at all stages of ICT life cycle and exploitation. O documento também se encontra disponível no portal oficial da EIP-AHA nas secções dos Action Groups D4 e C2.

O principal objetivo deste trabalho colaborativo foi desenvolver uma lista de ações capaz de ser utilizada pelos diferentes stakeholders a serem abordadas durante o ciclo de vida do desenvolvimento de tecnologias inovadoras amigas de todas as idades, com vista à maximização do envolvimento dos cuidadores desde o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas até à validação dos respetivos modelos de negócio.

Para qualquer questão relacionada com este trabalho colaborativo, não hesite em contactar Ana Luísa Jegundo – analuisajegundo@caritascoimbra.pt ou Gil Gonçalves –gil.goncalves@inova.business.