Cáritas de Coimbra participou na primeira reunião do consórcio do Projeto Dapas em Bilbao.
A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Ana Luísa Jegundo e Natália Machado do Departamento de Inovação, participou na primeira reunião do consórcio do projeto DAPAS, nos dias 09 e 10 de julho de 2019, em Bilbao, Espanha. Este encontro decorreu depois da bem-sucedida reunião de kick-off em Graz, Áustria em setembro de 2018.
Muito bem acolhidos pela Universidade de DEUSTO, os parceiros analisaram o progresso observado até o momento planeado os próximos passos com vista ao início dos pilotos já no final de 2019.
No primeiro dia de reunião, foram discutidas as 6 work packages do projeto, momento em que a Cáritas de Coimbra expôs o trabalho desenvolvido nos dois deliverables que liderou, entregues em maio de 2019.
No segundo dia da reunião, divididos em sessões temáticas paralelas, houve lugar à discussão técnica sobre o desenvolvimento e a integração do sistema DAPAS e a uma formação sobre o processo de recrutamento, randomização e monitorização dos pilotos
O projeto DAPAS (Implantação de Pacotes AAL em Escala) visa fornecer uma solução inovadora ao reunir e testar os resultados de sucesso de projetos anteriores da AAL, como Emma, kwido e RelaxedCare, desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países. Essas soluções serão combinadas num único produto distribuído em larga escala para melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas e seus cuidadores. A Cáritas de Coimbra será uma das instituições a implementar o piloto em ambiente real.
É um projeto coordenado pela Exthex, da Áustria, e tem como parceiros a Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Ideable e Universidade de Deusto (Espanha), Fundação Stëftung Hëllef Doheem (Luxemburgo), Universidade de Medicina de Viena, New Design University, Cruz Vermelha de Styria e Instituto Austríaco de Tecnologia (Áustria).
Para saber mais sobre o projeto pode consultar o folheto informativo disponível aqui e no site do projeto DAPAS.