Apelo da Cáritas Portuguesa – votar é preciso!
Com as eleições europeias que se aproximam serão legitimados os atores políticos que nas Instituições Europeias vão determinar as regras que orientam e condicionam, de forma cada vez mais vasta, a vida social. A todos estes já se dirigiu uma carta veiculada pela Cáritas Europa.
O contributo de todos os portugueses através do voto é fundamental para que a comunidade de países possa prosseguir no caminho de uma Europa unida pelo reforço do espaço de liberdade, paz e justiça social. Onde cada cidadão usufrua do bem-estar necessário à sua vida em felicidade.
Por tudo isto, a Cáritas Portuguesa apela veementemente a todos os cidadãos para que no dia 26 de maio não se abstenham de exercer o seu direito de voto. Só desta forma é possível conseguir o reforço de uma europa virada para a construção do séc. XXI, inspirada nos valores que promovem a felicidade dos cidadãos, onde cada uma e todas as pessoas se sintam relevantes no percurso para a criação do bem-estar e felicidade individual e coletiva, sem estigmas e, assim, a pobreza e a exclusão social sejam de vez erradicadas.
A Europa reencontra esperança, quando investe no desenvolvimento e na paz. O desenvolvimento não é fruto de um conjunto de técnicas produtivas; mas diz respeito ao ser humano inteiro: a dignidade do seu trabalho, condições de vida adequadas, a possibilidade de acesso à instrução e aos cuidados médicos necessários.