Campo de Férias da Leirosa 2019 termina com balanço muito positivo
A Cáritas de Coimbra realizou entre os dias 16 de junho e 3 de agosto no Centro Social N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Leirosa, o “Trilhos com Sentido”. Em 2019, este Campo de Férias contou com a presença de 340 participantes com idades compreendidas entre os 8 e 18 anos, distribuídos por oito campos tendo em conta a sua faixa etária. Para a realização desta grande atividade, a equipa de monitores foi constituída por 22 profissionais da Cáritas de Coimbra, apoiada por 48 monitores voluntários.
O “Trilhos com Sentido” é um espaço de construção individual e social, recorrendo a metodologias participativas e auto responsabilizantes na procura de uma educação alternativa/contrastante aos contextos educativos atuais, tendo como referência os valores cristãos como a solidariedade, caridade, amizade, serviço e vivência em comunidade tendo presente o respeito por si e pelo outro.
Sendo o “Trilhos com Sentido” uma experiência marcadamente pessoal, partilhamos o testemunho de uma jovem participante e de uma mãe:
Bem, há cerca de 5 anos comecei a ter as melhores semanas de férias da minha vida.
Quando eu andava no 5º ano, com cerca de 11 anos, a monitora do meu A.T.L. falou-me de uns campos de férias que a CÁRITAS fazia na Páscoa e no verão e perguntou-me se por acaso não gostaria de fazer um. Lembro-me que disse logo que sim e nessa altura mal eu sabia o que me esperava. Então, nesse verão, lá fui eu com outra rapariga do meu A.T.L., que eu mal conhecia.
Sinceramente, não tenho grandes memórias do meu primeiro campo, mas se há coisa que não me esqueço, é que esse campo foi o início da minha caminhada. Os campos ajudaram-me a crescer, vivi experiências inacreditáveis, aprendi a viver de uma maneira muita mais saudável e muito mais feliz. As pessoas que se cruzaram comigo deixaram a sua marca em mim e aqueles que ainda se cruzam ensinam-me a aproveitar a vida. Fico feliz por saber que cerca de 80% da pessoa que sou hoje foi influenciada por pessoas e momentos que passei e passo nestes campos de férias. E agora que também faço voluntariado, sinto que chegou a minha altura de passar o que me ensinaram às crianças que estão lá comigo. Isto deixa-me feliz. Espero que eles também me recordem um dia como uma boa influência nas suas vidas!
Sofia Ferreira, Mealhada
Aceitei o pedido que me foi dirigido para dar testemunho sobre a participação dos meus filhos nos Campo “Trilhos com Sentido” promovido pela Caritas na localidade de Leirosa, para mim é um prazer falar sobre este assunto, uma vez desde a minha adolescência que conheço estes campos chamados na altura Campo de Trabalho da Cáritas, que aconteciam na localidade de Quiaios, felizmente tive uns pais que me proporcionaram a possibilidade de participar nesses campos levando para a Vida lições de Cidadania, de Partilha, de Respeito, de Amor pelo próximo e pela Natureza, não esquecendo os Amigos para Sempre.
Por este motivo quando os meus filhos tiveram a oportunidade de participar nestes campos, quis que com 10 anos de idade tivessem essa experiencia, que eu sabia que os marcaria para a Vida e não me enganei, pois desde os 10 anos até agora (um com 21 e outra com 20) participam todos os anos nesses campos, no início como participantes e nos últimos anos como voluntários, todos os anos a sua presença é uma realidade e é com agrado e muita felicidade que verifico que se tornaram em adultos com valores onde se salientam o altruísmo, o respeito, a responsabilidade, a solidariedade e a disponibilidade para com o próximo. Tenho muito orgulho nos meus filhos, Rui Pedro e Diana, mas devo salientar que estes campos contribuíram em muito para a sua formação principalmente como cidadãos preocupados com o que os rodeia. Educar hoje em dia é difícil, mas com a ajuda da Cáritas e dos seus profissionais torna-se bem mais fácil. Muita mais havia para partilhar… mas termino, aproveitando para agradecer a todos que passaram no Caminho dos meus filhos, Bem Hajam porque “Quem meu filho beija minha boca adoça”.
Ivone Mouro, Alqueidão (Figueira da Foz)