Cáritas Coimbra esteve em Valência na 3ª reunião do projeto AVIK

Entre os dias 4 e 6 de setembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra marcou presença na reunião de consórcio do projeto de intercâmbio cultural e inclusão social AVIK, em Valência – Espanha.

Este terceiro encontro centrou a sua agenda na apresentação do site e da página de Facebook do projeto, além da troca de informação sobre a implementação das tarefas futuras de cada parceiro.

Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação, em representação da Cáritas de Coimbra, apresentou as cartas de jogo (traduzidas nas línguas nativas de cada um dos parceiros do projeto) para a nova versão do Diversonopoly. Através deste jogo de tabuleiro pretende-se incentivar a comunicação intercultural e o entendimento mútuo entre a população nativa e não nativa, dando a oportunidade de obter informações essenciais ao nível de regras comportamentais clássicas, comunicação, educação e trabalho, vida quotidiana, atividades de tempo livre e tradições e costumes.

Os participantes ficaram também a conhecer boas práticas de intercâmbio cultural implementadas nos países de origem dos parceiros deste consórcio. O Dinner Club, é um exemplo desta prática em que pessoas refugiadas, migrantes ou em situação de exclusão social, utilizam um restaurante social para cozinharem iguarias dos seus países que depois servem ao público e cujo valor pago pelas refeições reverte para uma resposta social. A entidade que acolheu esta reunião, a AC Amics, proporcionou também a realização de uma visita e jantar na Jarit Asociación Civil, que funciona com os mesmos fundamentos. Pessoas oriundas de vários países dinamizam esta associação onde servem também refeições e cujos livros de receitas servem para aprender ao mesmo tempo sobre a História do país ou outras temáticas.

O projeto AVIK é coordenado pela entidade alemã WHKT – Westdeutscher Handwerkskammertag, tendo como parceiros a Cáritas de Coimbra (Portugal), Centre for the Greek Language (Grécia), CIAPE – Centro Italiano per L’Apprendimento Permanente (Itália), VondiConsulting Unternehmensberatung Vondrak KG (Áustria), AC Amics de la Biblioteca de la Fonteta (Espanha) e Datca Ilce Milli Egitim Mudurlugu (Turquia). Este é um projeto financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.