Cáritas Coimbra com participação muito expressiva no AAL Forum 2019

A Cáritas de Coimbra vai pelo terceiro ano consecutivo participar no AAL Forum, que este ano terá lugar em Aarhus na Dinamarca, de 23 a 25 de setembro.

Carina Dantas e Ana Luísa Jegundo, do Departamento de Inovação, são pela segunda vez membros do Comité Organizador do Forum, tendo para o efeito participado em várias reuniões ao longo do ano para traçar o programa e as linhas de abordagem da edição deste ano do evento. A Cáritas de Coimbra foi anfitriã da terceira destas reuniões, na sua sede em Coimbra, nos dias 11 e 12 de abril. Flávia Rodrigues e Natália Machado do mesmo departamento irão também participar nesta conferência anual que apresenta os últimos avanços tecnológicos para o envelhecimento da população, desde robôs e jogos até aplicativos e sensores, produtos que se concentram na qualidade de vida, maior independência e sociabilização e sustentabilidade do sistema social e de saúde.

Paralelamente, a Cáritas de Coimbra vai dinamizar na conferência o Workshop 8 – “Smart Healthy Age Friendly Environments and the Blueprint for digital transformation of Health and Care” (Ambientes inteligentes, saudáveis ​​e amigáveis e o modelo para a transformação digital de saúde e cuidados), uma sessão conjunta do AAL com o EIP on AHA. Esta sessão contará com a participação de Carina Dantas e Willeke van Staalduinen (AFEdemy) e Javier Ganzarain (AFEdemy), coordenadores da Rede Europeia SHAFE (Smart Healthy Age-Friendly Environments). Neste Workshop será apresentado um resumo da Declaração Conjunta da SHAFE e uma breve apresentação das conclusões da missão da SHAFE de alcançar ambientes acessíveis inteligentes e amigáveis para todas as idades. Este workshop decorre das 11h00 às 12h30 do dia 24 de setembro.

No workshop 17 – “How do we attract big private & public buyers to the AAL solutions?”, Ana Luísa Jegundo irá participar como oradora, debatendo a forma como a experiência na execução de projetos AAL pode atrair investimento e interesse comercial nas soluções AAL. Esta sessão, que decorre no dia 25 às 09h00, irá juntar startups e utilizadores finais, cruzando as suas opiniões para criar um eficiente ecossistema para a economia de prata. A Cáritas de Coimbra irá partilhar a sua experiência no projeto DAPAS, que reúne soluções AAL de sucesso que combinadas num único produto, podem ser distribuídas a uma maior escala para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Ainda no mesmo dia, pelas 16h00, a Cáritas de Coimbra irá partilhar o seu conhecimento no âmbito da ética e política de privacidade de dados, no workhshop 29 –  Ethics, data and privacy protection: who will take responsibility and how we proceed to a common framework for IT-AHA in Europe?. Além da experiência anterior na coordenação de trabalhos relacionados com ética e deontologia em questões relacionadas com a introdução de robótica no quotidiano e com a segurança dos dados e privacidade, a Cáritas de Coimbra tem também neste momento um papel ativo nesta temática, no âmbito do projeto Smartwork, financiado pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020. Ao longo do projeto foi já desenvolvido um artigo que apresenta soluções para colmatar questões éticas derivadas do uso de novas tecnologias por pessoas mais velhas em ambiente laboral.

A Cáritas de Coimbra vai ainda durante o evento disseminar outros projetos, respetivas ambições em termos de resultados e de experiências, bem como, a partilhar boas práticas entre os parceiros, como o caso do Lifebots.