Cáritas Coimbra debate Cidades Saudáveis na Corunha
A Cáritas Diocesana de Coimbra vai participar, em parceria com a ESEnfC, numa mesa de debate sobre o tema Cidades Saudáveis, no dia 14 de fevereiro, na Corunha – Galiza, Espanha
Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra e João Apóstolo, Professor da Escola Superior de Enfermagem, vão participar em representação da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis, que pertencem com a Corunha à Rede Internacional de Ecossistemas da European Health Connected Alliance.
O evento, organizado pelo Cluster Saúde de Galicia com a Conselleria de Sanidade, apresenta na quinta-feira, o Projeto Cidades Saudáveis que tem como objetivo principal divulgar, fomentar e dar a conhecer os princípios às autoridades locais e aos cidadãos. A Cáritas de Coimbra e as organizações que pertencem à Rede Portuguesa têm vindo a trabalhar conjuntamente em diversas iniciativas que têm em vista a promoção a promoção de uma colaboração ativa entre a investigação/academia, autoridades públicas, empresas e sociedade civil/cidadãos, com o objetivo de abordar e encontrar soluções comuns para os desafios nacionais trazidos pelas alterações demográficas.
Na mesa redonda sobre Cidades Saudáveis, a Cáritas de Coimbra terá oportunidade de apresentar os projetos que tem em curso em 2019 e que contribuem de alguma forma para a melhoria da vida dos cidadãos de todas as idades. Estes são financiados pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020, pelo Programa AAL/FCT, Erasmus+ e BPI Seniores:
- O projeto Smartwork, que visa desenhar, realizar e testar ambientes de vida e trabalho mais amigáveis para as pessoas mais velhas.
- O Jumpair visa testar um novo produto para prevenir e tratar úlceras de pressão.
- O projeto Lifebots Exchange visa aumentar a colaboração internacional, interdisciplinar e intersectorial na área da tecnologia robótica social de cuidados de saúde, através do intercâmbio de colaboradores entre entidades envolvidas neste projeto Marie Curie, também da Comissão Europeia.
- O DAPAS ambiciona desenvolver soluções inovadoras e centralizadas na pessoa mais velha e na sua rede de cuidadores, ao trazer produtos bem sucedidos em projetos passados, provenientes de diferentes empresas e países, tais como: Emma, DALIA, zocaalo, kwido e RelaxedCare, e integrando‐os numa solução única, que possa ser distribuída em larga escala, com vista a melhorar a qualidade de vida de ainda mais pessoas.
- O Toilet4me visa a promoção da autonomia de cidadãos mais velhos através de uma investigação sobre a pertinência de instalações sanitárias adaptadas em espaços públicos e semi-públicos
- O projeto ReHab pretende testar a realização de reabilitação cognitiva e funcional ao domicílio através de um programa único de instrumentos tradicionais e inovações tecnológicas.
- O AVIK perspetiva o intercâmbio de competências interculturais e boas práticas para a inclusão social