Cáritas Coimbra partilhou boas práticas no âmbito das Cidades Saudáveis

A Cáritas de Coimbra, em parceria com a ESEnfC, participou no dia 14 de feveiro na Corunha – Galiza, numa mesa redonda sobre o tema Cidades Saudáveis. Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra e João Apóstolo, Professor da Escola Superior de Enfermagem, participaram no evento, em representação da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis, que pertencem com a Corunha à Rede Internacional de Ecossistemas da European Health Connected Alliance.

A iniciativa Cidades Saudáveis foi organizada pelo Cluster Saúde de Galicia com a Conselleria de Sanidade, com o objetivo principal de divulgar, fomentar e dar a conhecer os princípios às autoridades locais e aos cidadãos. A Cáritas de Coimbra e as organizações que pertencem à Rede Portuguesa têm vindo a trabalhar conjuntamente em diversas iniciativas que têm em vista a promoção de uma colaboração ativa entre a investigação/academia, autoridades públicas, empresas e sociedade civil/cidadãos, com o objetivo de abordar e encontrar soluções comuns para os desafios nacionais trazidos pelas alterações demográficas.

A Cáritas de Coimbra teve a oportunidade de apresentar os projetos que tem atualmente em curso, nomeadamente o Smartwork, Jumpair, Lifebots Exchange, DAPAS, Toilet4me, ReHab e AVIK, financiados pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020, pelo Programa AAL/FCT, Erasmus+ e BPI Seniores. Os projetos apresentados contribuem de alguma forma para promover uma maior qualidade de vida para pessoas de todas as idades.  Foi uma oportunidade de partilhar boas práticas e estabelecer potenciais colaborações para tornar as cidades e zonas rurais mais saudáveis através de soluções eHealth e mHealth.