Cáritas de Coimbra apresenta o seu trabalho na área da saúde digital

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou no II Congresso de Cuidados Continuados e Paliativos que decorreu nos dias 21 e 22 de novembro na Sede do Instituto S. João de Deus, em Lisboa, promotor do evento.

No decorrer do primeiro dia do congresso, que teve lotação esgotada, foram dinamizadas sessões paralelas. Andrea Campos, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, foi oradora na sessão que abordou as Novas Tecnologias. Na sua intervenção, partilhou o trabalho desenvolvido pela organização a nível da saúde digital, usando como exemplo alguns dos projetos desenvolvidos na área, como o GrowMeUp e o ReHab.

O GrowMeUp, projeto terminado no ano passado, desenvolveu um robô inovador para ambientes de vida assistida – o GrowMu – capaz de apoiar as necessidades dos cidadãos 65+ nas suas atividades de vida diária. O principal objetivo passava por fornecer um robô acessível que pudesse aprender com os hábito/rotinas destas pessoas, adaptando as suas funcionalidades para compensar a deterioração constante da capacidade cognitiva, garantindo simultaneamente a prestação consistente de serviços e a qualidade de vida durante todo o processo de envelhecimento. Um grupo de utentes da Cáritas de Coimbra testou o piloto do GrowMeUp, para determinar a sua eficácia. O projeto foi cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa H2020.

O projeto ReHab está a ser implementado em 2019 e tem como principal objetivo a estimulação cognitiva e a reabilitação funcional de forma individual e em grupo, de pessoas mais velhas, em ambiente assistido e ao domicílio. O projeto é coordenado pela Cáritas de Coimbra, com a colaboração do Instituto Pedro Nunes e da Fraunhofer AICOS, colocando à disposição dos participantes um kit multidimensional de tecnologias inovadoras e materiais tradicionais, que vão desde jogos geriátricos a jogos de treino cognitivos disponíveis num tablet, passando pela interação com um avatar. O ReHab é financiado pelo Banco BPI, no âmbito do programa BPI Seniores 2018.

Esta sessão foi uma excelente oportunidade para a Cáritas de Coimbra dar a conhecer o seu trabalho, especialmente no que respeita a área de saúde digital, e ainda disseminar os projetos desenvolvidos a este nível. A organização pretende continuar a contribuir para a evolução e adaptação dos ambientes a todos os cidadãos, pelo que a interação com outras organizações e participações em eventos contribui para uma experiência enriquecedora, permitindo partilhar conhecimentos e conhecer outras visões e realidades.