Cáritas de Coimbra apresentou o projeto SmartWork na conferência do Sheld-on | COST

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve presente na segunda reunião do grupo de trabalho do projeto Sheld-on (smart habitat for the elderly), financiado pelo Programa COST, que decorreu nos dias 16 e 17 de outubro, em Ohrid – Macedónia. A conferência juntou investigadores de vários países para discutir Ambientes Amigáveis para cidadãos mais velhos.

O projeto Sheld-on procura fomentar o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de uma agenda de investigação conjunta em termos de conceção de ambientes interiores multifuncionais para satisfazer os requisitos do envelhecimento da população europeia, promovendo simultaneamente um envelhecimento saudável e seguro.

Nesse sentido, Willeke Van Staalduinen, em representação da Cáritas de Coimbra, apresentou o artigo científico “What users want – research on workers, employers and caregivers demands on SmartWork AI system” | O que os utilizadores desejam – pesquisas sobre as exigências dos trabalhadores, empregadores e cuidadores no sistema de inteligência artificial (AI) SmartWork. Este artigo, da autoria de Willeke, Carina Dantas e Sofia Ortet, do Departamento de Inovação da Instituição, permitiu definir as necessidades dos utilizadores finais do sistema SmartWork, sendo uma das suas conclusões relevantes o grupo de serviços possíveis que maior interesse desperta aos trabalhadores mais velhos: uma aplicação que informe sobre reuniões e eventos, forneça orientação e conteúdos de formação, lembre compromissos, transfira trabalho entre dispositivos e organize as tarefas em curso.

O projeto SmartWork é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020 e visa desenvolver e validar soluções digitais inovadoras para que os trabalhadores mais velhos possam permanecer ativamente envolvidos na vida profissional, ajudando-os a renovar as suas competências laborais e a adotar estilos de vida mais saudáveis, considerando eventuais condições de saúde relacionadas com a idade. Para conhecer a sua viabilidade, o sistema será testado em Portugal e na Dinamarca em ambientes laborais.