Notícias

Cáritas de Coimbra convidada para Mesa Redonda sobre o Envelhecimento e Mobilidade Quotidiana

A Cáritas Diocesana de Coimbra irá participar na Mesa Redonda com o tema “Envelhecimento e Mobilidade Quotidiana”, agendada para o dia 1 de outubro, às 15h00, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). A iniciativa é promovida pela FLUC no âmbito do projeto Grampcity e do Dia Internacional do Idoso.

Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, será uma das oradoras deste evento que pretende responder às questões:

  • O que muda na mobilidade com a idade?
  • Quais as expectativas, aspirações e experiências das pessoas idosas?
  • Que condições oferecem – ou impõem – os nossos territórios à mobilidade dos idosos?
  • Que políticas e que serviços para uma mobilidade mais inclusiva?

 

Numa altura em que se discutem os desafios do envelhecimento demográfico, o papel da mobilidade quotidiana não tem tido a atenção que mereceria. Assim, a relevância da mobilidade na qualidade de vida das pessoas mais velhas e no envelhecimento bem-sucedido será o centro das atenções neste dia.

Reconhecendo os grandes desafios sociais trazidos pelas alterações populacionais, a Cáritas de Coimbra tem apostado numa intervenção ativa nesta área. Além da partilha de conhecimentos e ações de sensibilização, tem projetos desenvolvidos em torno da temática. A Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis é um destes exemplos e trabalha a influência ao nível das políticas sociais e da criação de parcerias alargadas e multidisciplinares, para a criação de ambientes mais saudáveis, inteligentes e amigáveis. Esta reúne um conjunto alargado de organizações portuguesas comprometidas com a promoção de uma agenda conjunta para a implementação de Ambientes inclusivos para todas as idades, com particular incidência nas áreas da Saúde, Apoio Social, TICE e Infraestruturas.

Consulte o cartaz do evento e inscreva-se. A entrada é gratuita.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional