Cáritas de Coimbra e SHAFE no Comité Organizador da Conferência Europeia sobre Envelhecimento e Gerontologia (EGen2019)

A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação, também enquanto Coordenadora da Rede Europeia SHAFE (Smart Healthy Age-Friendly Environments), faz parte do Comité Organizador da Conferência Europeia sobre Envelhecimento e Gerontologia (EGen2019) que irá decorrer nos dias 7 e 8 de dezembro de 2019.

A conferência EGen2019, afiliada da Conferência Asiática de Gerontologia, que acontece no Japão desde 2015, será realizada pela primeira vez em Londres, Bartlett e reúne todas as disciplinas para discutir de forma abrangente um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta atualmente: o envelhecimento da população. Todos serão bem-vindos a trazer a sua perspetiva, já que o envelhecimento envolve o universo multidisciplinar das humanidades, da ciência e da política.

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem reconhecido os grandes desafios sociais trazidos pelas alterações populacionais e tem promovido, ao longo dos últimos anos, junto de stakeholders portugueses e internacionais, múltiplas redes e projetos em torno da temática do envelhecimento ativo e saudável, com a oportunidade de introdução de inovações disruptivas e de criação de emprego, aproveitando a transição demográfica cada vez mais evidente.

Para este desafio global, a EGen criou também um evento global, unindo esforços com a Universidade de Osaka e especificamente com o Centro de Pesquisa IAFOR, com o Arquivo Nacional de Dados Informatizados sobre o Envelhecimento (NACDA) da Universidade de Michigan, EUA e com o apoio delíderes académicos e intelectuais de todas as disciplinas e de inúmeras instituições de prestígio.

A conferência EGen2019 conta com as honrosas presenças e palestras por Professor Hiroshi Ishiguro (Universidade de Osaka, Laboratórios Hiroshi Ishiguro), Professor James Barlow (Colégio Imperial de Londres, Reino Unido), Professor Paul Higgs (UCL, Reino Unido) e Professor Nick Tyler (UCL, Reino Unido) bem como outros académicos proeminentes. Como no Bartlett Real Estate Institute, a UCL acredita que é reunindo pessoas que grandes coisas acontecem, foram criadas múltiplas oportunidades de networking: receção de boas-vindas e o jantar de conferência, grande volume de fluxos temáticos,múltiplas disciplinas como os ambientes construídos, fragilidade, solidão, economia de prata, etc…

A EGen2019 oferece uma grande oportunidade a todos os investigadores de obterem novos contactos e expandirem os seus conhecimentos sobre tópicos relevantes abordados na conferência.

Consulte mais informações sobre a conferência através do link: https://egen.iafor.org/