Cáritas de Coimbra partilha conhecimentos em conferência do Programa AAL Áustria

A Cáritas Diocesana de Coimbra marcou presença, no dia 11 de outubro, na conferência do Programa AAL Áustria “Active and Assisted Living (AAL) e suas aplicações práticas”, a convite do Programa AAL Áustria. A conferência aconteceu no âmbito do 1st Annual Congress of the Network for Gerontology, que teve lugar em Graz, na Áustria, entre os dias 10 e 12 de outubro.

Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação, representou a Cáritas de Coimbra neste Congresso Anual, tendo participado enquanto oradora na Sessão “Active and Assisted Living (AAL) e as suas aplicações práticas”. Ao longo da reunião, partilhou conhecimentos sobre a experiência da instituição na implementação de soluções AAL (para ambientes de vida assistidos) e como levar as inovações digitais até aos utilizadores finais, dando como exemplo prático os projetos DAPAS e Toilet4Me.

O DAPAS visa reunir os resultados de sucesso de projetos anteriores de AAL, desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países, combinando-os num produto único e inovador que possa facilmente chegar às pessoas mais velhas, melhorando a sua qualidade de vida. Neste momento, a Cáritas de Coimbra está a preparar o piloto do projeto que irá envolver cerca de 40 utentes mais velhos das respostas de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, testando o sistema durante um ano. Este projeto é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL, sendo o financiamento português assegurado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O coordenador do projeto DAPAS, também austríaco, a EHXTEX, esteve presente na Conferência com um stand do projeto e apresentou alguns dos seus produtos num pitch para a audiência.

O Toilet4Me, já terminado, partiu de um projeto anterior que apostou na criação de uma casa-de-banho inteligente adequada ao público mais velho, em versão residencial. Avaliando os resultados deste projeto, o consórcio do Toilet4Me procurou desenvolver uma solução adaptada para o uso de instalações sanitárias em espaços públicos e semipúblicos. Este modelo utiliza tecnologias que permitem interação por voz para, por exemplo, levantar o assento, bem como sistema de auxílio para levantar e sentar. Este projeto também foi cofinanciado pelo programa AAL.

A Cáritas de Coimbra tem já um percurso significativo no que respeita a soluções AAL, projetos com base tecnológica e valorização de pessoas mais velhas ou em situação de exclusão social. Ao longo dos anos tem integrado também diversas Redes, nacionais e internacionais, que impulsionam o trabalho em ecossistema e partilhado entre vários parceiros que as integram. Exemplo disso são as Redes coordenadas pela instituição e apresentadas por Carina Dantas no encontro.

A Rede de Stakeholders SHAFE é coordenada pela Cáritas de Coimbra, em parceria com a AFEdemy. Esta Rede, aprovada em 2018 pela Comissão Europeia sob o tema Smart Healthy Age-Friendly Environments, envolve como parceiros 10 grandes redes europeias e mais 160 organizações de toda a Europa. O objetivo passa por alinhar o desenvolvimento tecnológico com a indústria da construção em termos de políticas e financiamento, articuladas com um sistema de saúde e apoio social integrado, mais eficiente, com melhor qualidade a um menor custo, em conformidade com a estratégia do Mercado Único Digital.

A nível nacional, a Cáritas de Coimbra coordena a Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis. Esta Rede reúne um conjunto alargado de organizações portuguesas comprometidas com a promoção de uma agenda conjunta para a implementação de Ambientes inclusivos para todas as idades, com particular incidência nas áreas da Saúde, Apoio Social, TICE e Infraestruturas. O consórcio procura promover ativamente a colaboração entre a investigação/academia, autoridades públicas, empresas e sociedade civil/cidadãos, com o objetivo de abordar e encontrar soluções comuns para os desafios nacionais nesta temática.