Cáritas de Coimbra reúne na Holanda com o consórcio do projeto SmartWork
Durante os dias 27 e 28 de novembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra e os restantes parceiros do projeto SmartWork estiveram reunidos em Enschede, na Holanda. A 2ª reunião plenária do consórcio teve como objetivo conhecer os desenvolvimentos do projeto e planear os próximos passos.
Carina Dantas e Sofia Ortet, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, participaram na reunião, tendo apresentado as atividades de concertação e standardização. Durante o encontro dinamizaram ainda um mini-workshop com os parceiros – aplicação da Constellation Analysis para identificação de ideias e atores relevantes para atividades de concertação do projeto.
Nesta reunião o consórcio teve a oportunidade de refletir sobre o progresso do sistema do SmartWork e planear a próxima fase do projeto, nomeadamente a primeira avaliação dos ecrãs do sistema pelos utilizadores, no âmbito do processo de cocriação implementado.
O SmartWork tem como objetivo desenvolver e validar soluções digitais inovadoras para que os trabalhadores mais velhos possam permanecer ativamente envolvidos na vida profissional, ajudando-os a renovar as suas competências laborais e a adotar estilos de vida mais saudáveis, considerando eventuais condições relacionadas com a idade. O projeto é coordenado pela empresa Byte, da Grécia, e conta, para além da Cáritas de Coimbra, com os parceiros Instituto Pedro Nunes (Portugal), UPAT (Grécia), Raising the Floor (Suíça), Roessingh R&D (Holanda), Sparks (Reino Unido), Coin (Suécia), Aarhus Kommune (Dinamarca) e ECHAlliance (Irlanda). O projeto é financiado pela União Europeia, no âmbito do programa H2020.
A Cáritas de Coimbra desempenha um papel importante neste projeto, pois lidera dois pacotes de trabalho – ao nível da cocriação e casos de uso e da validação da solução em contexto real – e é ainda responsável por tarefas na área da ética, sendo Carina Dantas a Presidente do Conselho de Ética do SmartWork.