Cáritas de Coimbra será oradora no 1º Congresso Internacional Comunidades Envelhecidas

A Cáritas Diocesana de Coimbra irá marcar presença no 1º Congresso Internacional Comunidades Envelhecidas – Desafios para o Desenvolvimento, participando enquanto oradora em 3 sessões. O evento de dimensão internacional irá decorrer entre os dias 14 e 16 de novembro em Castelo Branco, sendo promovido pela Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais (Age.Comm), do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

No dia 16, pelas 14h30, Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra será uma das oradoras convidadas no Painel de Encerramento do Congresso, subordinado ao tema Comunidades Envelhecidas – Desafios para o Desenvolvimento e no qual estará a discutir com os restantes oradores da Mesa as necessidades e horizontes para abordar os desafios demográficos.

No segundo dia do encontro, Carina Dantas apresentará o estudo realizado no âmbito do projeto Toilet4Me sobre as necessidades e as preferências dos utilizadores para casas-de-banho inteligentes em ambientes semipúblicos. O Toilet4Me já se encontra encerrado e partiu de um projeto anterior que apostou na criação de uma casa-de-banho inteligente adequada ao público mais velho, em versão residencial. Avaliando os resultados deste projeto, o consórcio do Toilet4Me procurou desenvolver uma solução adaptada para o uso de instalações sanitárias em espaços públicos e semipúblicos, num projeto cofinanciado pelo Programa Europeu AAL.

No mesmo dia, Sofia Ortet, também do Departamento de Inovação, irá divulgar o artigo sobre Qualidade de Vida desenvolvido no âmbito do projeto DAPAS, sendo a sua autora principal Natália Machado. O DAPAS visa reunir os resultados de sucesso de projetos anteriores de AAL (Active and Assisted Living), desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países, combinando-os num produto único e inovador que possa facilmente chegar às pessoas mais velhas, melhorando a sua qualidade de vida. Neste momento, a Cáritas de Coimbra está a preparar o piloto do projeto que irá envolver cerca de 40 utentes mais velhos das respostas de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, testando o sistema durante um ano. Este projeto é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL, sendo o financiamento português assegurado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O aumento continuado dos níveis de envelhecimento da população desafia a uma revisão das atuais e futuras necessidades e expectativas deste grupo etário. Assim, este congresso irá juntar investigadores e profissionais de áreas e formações diversas relacionadas com o desenvolvimento das Comunidades Envelhecidas, criando oportunidades para uma visão de sociedades que potenciem um envelhecimento bem-sucedido, através da interligação dos diferentes fatores. As temáticas abordadas serão: Comunidades Funcionais, Desenvolvimento Humano, Envelhecimento Ativo e Participação e Inovação: Aspetos Sociais, Políticos e Tecnológicos.

Consulte o site oficial do 1º Congresso Internacional Comunidades Envelhecidas – Desafios para o Desenvolvimento e fique a saber tudo sobre este evento.